A governança corporativa e responsabilidade social como factores estratégicos na gestão de empresas moçambicanas
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v6i2.643Palavras-chave:
Governança Corporativa (GC); Responsabilidade Social Corporativa (RSC); Transparência Empresarial.Resumo
RESUMO
Objetivo: Analisar, por meio da revisão da literatura e dados empíricos, o impacto da responsabilidade social e governança corporativa na gestão de empresas moçambicanas, tendo como caso de estudo a empresa Transportes e Logística de Moçambique (TLM).
Método: De natureza qualitativa, o estudo privilegiou a análise de documentos e conteúdo de entrevistas realizadas a gestores dos departamentos e colaboradores, compreendendo melhor sobre os processos internos da empresa e como a mesma aplica, e de forma estratégica, os princípios de GC e RSC.
Principais Resultados: Os resultados destacam que a boa conduta, a transparência, a responsabilidade, a ética e boa liderança, constituem princípios que devem guiar os administradores e todos os intervenientes na gestão de uma empresa. Ainda, é destacada a sua extrema importância, não pela elucidação relativamente aos conceitos, mas sim pela consciencialização da prática (para profissionais e gestores) sobre como a aplicabilidade de uma gestão eficiente decorrente de acções socialmente responsáveis, gera benefícios para empresas sediadas em países em desenvolvimento.
Originalidade: Este estudo, por meio de um estudo de caso, retrata a realidade do ambiente empresarial de um país em desenvolvimento, reforçando a importância da aplicabilidade de práticas da GC e RSC para uma melhor gestão e resposta aos interesses de stakeholders.
Contribuições Teóricas: Literaturas especializadas na gestão empresarial, apontam que a governança corporativa e RSC constituem um modelo de gestão apropriado para empresas que buscam se posicionar de maneira diferente no mercado. São ferramentas que trazem uma abordagem diferenciada de novos conhecimentos, teóricos e práticos para gestão de negócios.
Implicações para a Gestão: Estudos comprovam que a GC e RSC são áreas emergentes para o contexto empresarial moçambicano, e que podem, tanto em empresas nacionais públicas ou privadas, minimizar os conflitos e dinamizar o sector empresarial.
Palavras-Chave: Governança Corporativa (GC); Responsabilidade Social Corporativa (RSC); Transparência Empresarial.
Referências
Andrade, A. & Rossetti, J. (2009). Governança corporativa: fundamentos desenvolvimento e tendências. (4ª ed.). Editora Atlas.
Arruda, M. C. C. (2002). Código de Ética: Um instrumento que adiciona valor. São Paulo: Negócio, 2002. p. 05-26.
Butler, B. (2004). Corporate Governance in the Public Sector. Annual Public Sector Symposium, Queensland. Camberra: Austrália, 2004.
Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. (6ed.). Atlas, 2017.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Ed. Atlas, 2002.
IBGC. (2004). Código das Melhores práticas de Governança Corporativa. 3ed. Brasil: São Paulo, 2004.
Instituto De Diretores De Moçambique. (2011). Código de Governação Corporativa de Moçambique, 2011. http://iodmz.com
Jensen, M. & Meckling, W. (1976). Theory of the firm: managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, 3(4), 305-36, 1976.
Pereira A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free e-book]. Ed.UAB/NTE/UFSM, 2018.
Silva, A. L. C. (2006). Governação Corporativa e Sucesso Empresarial – Melhores práticas para aumentar o valor da firma. Editora Saraiva. Brasil: São Paulo, 2006.
Tesch, R. (1990). Qualitative research: analysis types and software tools. Nova Iorque: Falmer, 1990.
Vergara, S. C. (2004). Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2004.
Yin, R. K. (2015). O estudo de caso. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Yin, R. K. (2001). O estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Olívia Afonso de Oliveira Melhor; Neusa da Silva Pereira; Emilio Herculano Nhamposse

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.