O legado de Paulo Freire para a formação de educadores no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.193

Palavras-chave:

Educação; Paulo Freire; Pedagogia.

Resumo

Paulo Freire deixou um legado para todas as gerações através de suas obras, ideologia e pedagogia. Dentre muitas de suas temáticas abordadas, encontram-se a politicidade da educação, os movimentos sociais, a educação popular, a esperança, e a atualidade da Educação e da escola. Com a justificativa de evidenciar a contribuição de Paulo Freire para a pedagogia e formação de educadores no Brasil, o estudo tem por objetivo destacar essa contribuição assim como os aspectos de movimentos sociais, educação popular, esperança, educação e escola contemporâneas. Para tal, utilizou-se de pesquisa de caráter qualitativo, exploratória e descritiva assim como bibliográfica. Os resultados e discussões foram expostos em três títulos, a saber: Politicidade da Educação de Paulo Freire, movimentos sociais e educação popular, A Pedagogia da Esperança e A Educação e a escola do século XXI. As conclusões foram expressas logo após os esses, assim como as impressões da autora.

Referências

Brandão, C. R. A educação popular na escola cidadã. Editora Vozes, 2002.

Caldart, R. S. Pedagogia do movimento sem-terra. Expressão popular, 2004.

Davies, N. Legislação educacional federal básica. Editora Cortez, 2004.

Ferrater M. J. Diccionario de Filosofía. Buenos Aires: Sudamericana/Montecasino.

Ferreira, S. D. (2020), Educação popular, movimentos sociais e a politicidade da educação em Paulo Freire em J. J. Zitkoski; J. V. Robaina; J. R. Soares (org.), Paulo Freire e a Educação Contemporânea, pp 58-68.

Freire, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência emprocesso. Paz e Terra, 1978.

Fiori, E. M. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 2003. Arquivo PDF. http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf%5Cpedagogia_do_oprimido.pdf.

Freire, P. A alfabetização de adultos: crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. Arquivo PDF. http://comunidades.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/A%C3%A7%C3%A 3o_Cultural_para_a_Liberdade.pdf.

Gadotti, M. (1996), Paulo Freire – uma bibliografia, Brasil, Cortez.

Gadotti, M. (2008), Reinventando Paulo Freire na escola do século 21 em Reinventando Paulo Freire no século XXI, pp 91-107.

Gil, A.C. (2008). Métodos e técnicas da pesquisa social. (6a ed.), Atlas.

Meggiato et al., A. O. (2020), A atualidade de Pedagogia da Esperança em tempos de adversidades em J. J. Zitkoski; J. V. Robaina; J. R. Soares (org.), Paulo Freire e a Educação Contemporânea, pp 148-159.

Menezes, D. V. C. (2020), Por uma pedagogia pós-abissal no Brasil: o legado decolonioal de Paulo Freire em J. J. Zitkoski; J. V. Robaina; J. R. Soares (org.), Paulo Freire e a Educação Contemporânea, pp 124-139.

Miniayo et al., M. C. S. (2009), Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. (28a ed.), Vozes.

Paiva, V. (Org.) Perspectivas e dilemas da educação popular. Graal, 1984.

Rosa, N.C. (2020), Pedagogia freireana em diálogo com a sociedade contemporânea: à uz da Pedagogia da Esperança em J. J. Zitkoski; J. V. Robaina; J. R. Soares (org.), Paulo Freire e a Educação Contemporânea, 86-92.

Romão, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. Cortez/IPF, 1998.

Santos, B. de S. O Fórum Social Mundial: manual de uso. Corterz, 2005.

Souza, A. I. Paulo Freire: vida e obra. Expressão Popular, 2001

Schilling, F (Org.). Direitos Humanos e Educação: outras palavras, outras práticas.

Torres, C. A. (2008), “Novos pontos de partida da pedagogia política de Paulo Freire” em Reinventando Paulo Freire no século XXI, 41-55.

Downloads

Publicado

12/06/2022

Como Citar

Carvalho, A. dos S. M. de ., Albuquerque, L. F. da S. ., Silva, L. C. de A. ., Batista, R. da S. ., Santos, R. R. da S. dos ., Anchieta, G. O. dos S. ., & Amorim, V. C. P. de. (2022). O legado de Paulo Freire para a formação de educadores no Brasil. E-Acadêmica, 3(2), e3532193. https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.193

Edição

Seção

Ciências Humanas, Sociais e Educacionais