O legado de Paulo Freire para a formação de educadores no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.193Palavras-chave:
Educação; Paulo Freire; Pedagogia.Resumo
Paulo Freire deixou um legado para todas as gerações através de suas obras, ideologia e pedagogia. Dentre muitas de suas temáticas abordadas, encontram-se a politicidade da educação, os movimentos sociais, a educação popular, a esperança, e a atualidade da Educação e da escola. Com a justificativa de evidenciar a contribuição de Paulo Freire para a pedagogia e formação de educadores no Brasil, o estudo tem por objetivo destacar essa contribuição assim como os aspectos de movimentos sociais, educação popular, esperança, educação e escola contemporâneas. Para tal, utilizou-se de pesquisa de caráter qualitativo, exploratória e descritiva assim como bibliográfica. Os resultados e discussões foram expostos em três títulos, a saber: Politicidade da Educação de Paulo Freire, movimentos sociais e educação popular, A Pedagogia da Esperança e A Educação e a escola do século XXI. As conclusões foram expressas logo após os esses, assim como as impressões da autora.
Referências
Brandão, C. R. A educação popular na escola cidadã. Editora Vozes, 2002.
Caldart, R. S. Pedagogia do movimento sem-terra. Expressão popular, 2004.
Davies, N. Legislação educacional federal básica. Editora Cortez, 2004.
Ferrater M. J. Diccionario de Filosofía. Buenos Aires: Sudamericana/Montecasino.
Ferreira, S. D. (2020), Educação popular, movimentos sociais e a politicidade da educação em Paulo Freire em J. J. Zitkoski; J. V. Robaina; J. R. Soares (org.), Paulo Freire e a Educação Contemporânea, pp 58-68.
Freire, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência emprocesso. Paz e Terra, 1978.
Fiori, E. M. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, 2003. Arquivo PDF. http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf%5Cpedagogia_do_oprimido.pdf.
Freire, P. A alfabetização de adultos: crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. Arquivo PDF. http://comunidades.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/A%C3%A7%C3%A 3o_Cultural_para_a_Liberdade.pdf.
Gadotti, M. (1996), Paulo Freire – uma bibliografia, Brasil, Cortez.
Gadotti, M. (2008), Reinventando Paulo Freire na escola do século 21 em Reinventando Paulo Freire no século XXI, pp 91-107.
Gil, A.C. (2008). Métodos e técnicas da pesquisa social. (6a ed.), Atlas.
Meggiato et al., A. O. (2020), A atualidade de Pedagogia da Esperança em tempos de adversidades em J. J. Zitkoski; J. V. Robaina; J. R. Soares (org.), Paulo Freire e a Educação Contemporânea, pp 148-159.
Menezes, D. V. C. (2020), Por uma pedagogia pós-abissal no Brasil: o legado decolonioal de Paulo Freire em J. J. Zitkoski; J. V. Robaina; J. R. Soares (org.), Paulo Freire e a Educação Contemporânea, pp 124-139.
Miniayo et al., M. C. S. (2009), Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. (28a ed.), Vozes.
Paiva, V. (Org.) Perspectivas e dilemas da educação popular. Graal, 1984.
Rosa, N.C. (2020), Pedagogia freireana em diálogo com a sociedade contemporânea: à uz da Pedagogia da Esperança em J. J. Zitkoski; J. V. Robaina; J. R. Soares (org.), Paulo Freire e a Educação Contemporânea, 86-92.
Romão, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. Cortez/IPF, 1998.
Santos, B. de S. O Fórum Social Mundial: manual de uso. Corterz, 2005.
Souza, A. I. Paulo Freire: vida e obra. Expressão Popular, 2001
Schilling, F (Org.). Direitos Humanos e Educação: outras palavras, outras práticas.
Torres, C. A. (2008), “Novos pontos de partida da pedagogia política de Paulo Freire” em Reinventando Paulo Freire no século XXI, 41-55.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aline dos Santos Moreira de Carvalho; Léia Flauzina da Silva Albuquerque; Lana Cristina de Almeida Silva; Renan da Silva Batista; Renata Rocha da Silva dos Santos; Gabrielle Oliveira dos Santos Anchieta; Veronica Cristina Pinto de Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.