Ferramentas de gestão que impulsionam o microempreendedor – Visão de um administrador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.150

Palavras-chave:

Microeempreendedor; Plano de negócio; PDCA; Fluxo de caixa; SWOT; CRM; Ensino.

Resumo

Introdução: Atualmente no Brasil, existe uma grande dificuldade do microempreendedor se sobresair e construir um negócio bem estruturado. Seja isso por motivos de burocrácia, altos impostos, e o mais prejudicial, a falta de informação.  Desta forma, existem ferramentas de gestão que auxiliarão o microempreendedor a ter uma visão estrátegica sobre seu negócio, minimizando falhas. Objetivo: Possibilitar tomadas de decisões mais assertativas para o pequeno empresário, com ferramentas da gestão (Plano de negócios, PDCA, SWOT, Fluxo de Caixa e CRM) na visão de um administrador. Cada ferramenta apresenta caractéristicas únicas, mas que levam ao mesmo objetivo que é a prosperidade do seu negócio. Metodologia: Para composição desta revisão da literatura, foram realizadas busca entre fevereiro a maio, por material científico relacionado as principais ferramentas de gestão administrativa, por meio de bases de dados como: Google Acadêmico. Foram selecionados artigos e livros com texto disponível na íntegra que tivessem relação com o tema proposto, escritos em português, em consulta às bases metodológicas administrativas, com base nos comportamentos dos microempreendedores. Considerações Finais: Cada ferramenta de Gestão, nas mais diversas situações da vida do microempreendedor, principalmente no seu início de carreira, possibilita entender, organizar e estabelecer um plano de ação a cada necessidade encontrada pelo caminho. Para que o microempreendedor leigo possa entender e buscar essas ferramentas a fundo, e implementar no seu negócio tornando-se cada vez mais fluente e entendedor da gestão de sua própria organização.

Referências

Amaro, I.R. (2013). Uma implementação de CRM: Um estudo de caso aplicado a uma microempresa Haliotis (dissertação de doutorado).

Andrade, F. F. D. (2003). O método de melhorias PDCA (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Bonacim, C. A. G., da Cunha, J. A. C., & Corrêa, H. L. (2009). Mortalidade dos empreendimentos de micro e pequenas empresas: causas e aprendizagem. Gestão & Regionalidade, 25(74), 61-78.

Bordinhão de Oliveira, I. (2017). A utilização da análise swot como ferramenta de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas: estudo de caso na empresa ourióticas do município de Ourinhos-SP. HÓRUS, 12(1), 1-31.

Chiavenato, I. (2003). Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Brasil.

Como se tornar um Microempreendedor Individual MEI - Sebrae. Sebrae.com.br. <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/como-se-tornar-um-microempreendedor-individual-

da Cruz, B. C., & da Silva, R. V. O. (2015). Plano de negócios e planejamento: sua importância para o empreendimento. Encontro Ciêntífico e Simpósio de Educação Unisalesiano, 5, 1-12.

Fernandes, D. R. (2012). Uma visão sobre a análise da Matriz SWOT como ferramenta para elaboração da estratégia. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, 13(2).

Friedrich, J., & Brondani, G. (2005). Fluxo de caixa–sua importância e aplicação nas empresas. Revista eletrônica de contabilidade, 2(2), 135.

Greenberg, P. (2001). CRM na velocidade da luz. Campus.

Julião, F.; Leone, R. J. G.; & Neto, A. R. V. Fatores determinantes da satisfação de usuários do programa microempreendedor individual. Teoria e Prática em Administração (TPA), 2014, 4.1: 156-179.

Júnior, A. G., Santade, H. O., Pizzinatto, N. K., & Farah, O. E. (2005). CRM: conceitos e métodos de aplicação no marketing de relacionamento. Revista gestão industrial, 1(3), 13-23.

de Araújo Costa, M., & de Araújo Brito, M. L. (2020). A utilização da ferramenta Instagram para impulsionar o crescimento de uma pequena empresa. E-Acadêmica, 1(2), e8-e8.

Júnior, R. A. D. S. (2017). A importância do plano de negócio para o sucesso das microempresas.

Pacheco, A. P. R., Salles, B. W., Garcia, M. A., & Possamai, O. (2012). O ciclo PDCA na gestão do conhecimento: uma abordagem sistêmica. PPGEGC–Universidade Federal de Santa Catarina–Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento–apostila, 2.

de Brito, F. R., & de Araújo Brito, M. L. (2020). Impacto do ciclo PDCA no processo de atendimento aos clientes em empresa de aviamentos. E-Acadêmica, 1(3), e10-e10.

Pivetta, G. (2004). A utilização do fluxo de caixa nas empresas: um modelo para a pequena empresa. Revista eletrônica de contabilidade, 1(2), 14.

Pontes, K. D. S. (2019). Análise SWOT: uma contribuição para a gestão de uma microempresa familiar revendedora do ramo alimentício do agreste paraibano.

Sales, T. P. D. (2016). A importância do plano de negócios para as microempresas do comércio de Resende-RJ.

Sarto, G. D. F., & Trombine, J. D. C. (2020). Aplicação da metodologia pdca diante dos impactos causados pela pandemia do COVID-19 nos clientes de uma lanchonete. -.

Toledo Filho, J. R. D., Oliveira, E. L. D., & Spessatto, G. (2011). Fluxo de caixa como instrumento de controle gerencial para tomada de decisão: um estudo realizado em microempresas. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 15(2), 75-88.

Downloads

Publicado

02/06/2022

Como Citar

Brasil, G. C. ., & Costa, D. H. . (2022). Ferramentas de gestão que impulsionam o microempreendedor – Visão de um administrador. E-Acadêmica, 3(2), e1832150. https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.150

Edição

Seção

Ciências Humanas, Sociais e Educacionais