Política Editorial

Política Editorial

Os manuscritos podem ser redigidos em português, inglês, espanhol ou outro idioma sob consulta.

O manuscrito submetido à análise da revista e-Acadêmica não pode ter sido publicado ou encaminhado simultaneamente a outro periódico. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiv dos autores. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea a outro periódico, o artigo será desconsiderado.

A  e-Acadêmica segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE

 

1 - Avaliação pelos pares

A avaliação dos manuscritos da revista e-Acadêmica é feita por pares, pelo método Double Blind Review (duplo cega), onde cada manuscrito é avaliado por dois ou mais pareceristas  ad hoc  externos, selecionados por especialidade ou afinidade em relação ao conteúdo temático do manuscrito sob apreciação.

Os pareceristas da revista, em sua grande maioria, são externos à instituição editora,  além dos avaliadores externos ao Brasil.

Após a submissão o manuscrito é avaliado pelos pareceristas ad hoc, que analisam, sugerem correções e melhorias. Em seguida é feita a análise pelo editor, que resolve os casos de controvérsia, analisa os pareceres e decide pelo: (1) aceite, (2) correções ou (3) rejeição do manuscrito.

Os manuscritos com opção de correção, são devolvidos aos autores, com um prazo de 7 dias, para apresentar a versão revisada. Este prazo pode ser renovado, mediante solicitação do autor.

Os avaliadores ad hoc tem a opção de aceitar ou recusar a avaliação. Eles têm um prazo de 7 dias para realizarem a avaliação. Todos os manuscritos possuem pareceres de pelo menos 2 avaliadores, com conhecimento na área.

O autor do manuscrito é inteiramente responsável pela revisão gramatical. Uma vez finalizado o processo avaliativo, caberá ao conselho editorial a decisão final com relação à publicação do trabalho. O parecer final poderá ser: aceito, aceito com modificações ou negado.

Dentre as principais vantagens do processo de avaliação Double Blind Review (duplo cega), adotado pela revista estão:

  1. a) desconhecimento da identidade do autor e do revisor, garantido imparcialidade na avaliação;
  2. b) maior credibilidade e prestígio dos processos avaliativos;
  3. c) aprimoramento do processo de comunicação dos resultados das pesquisas.

 

  1. Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação

A política de ética, boas práticas, má conduta e retratação da revista e-Acadêmica segue os princípios do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics – COPE.

 

Política sobre Conflitos de Interesse

Os conflitos de interesse podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesse podem ocorrer quando autores, revisores ou editores têm interesses pessoais que podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que podem ter influenciado o trabalho. Se ainda houver um potencial conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo na página de títulos.

Quando os editores da revista e-Acadêmica,  tomam conhecimento de qualquer alegação de má conduta de pesquisa relacionada a um artigo publicado na revista, os editores seguem as diretrizes do COPE para lidar com as acusações.

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

Para manter a transparência das informações contidas nas pesquisas, a revista e-Acadêmica solicita do autor, no momento do envio da versão final do manuscrito, um relatório do software de detecção de similaridades (possivelmente o CopySpider ou  semelhante).

No caso do Software CopySpider, os autores devem enviar o relatório que mostre que o artigo possui no máximo 3% de similaridade com outros arquivos (e a justificativa caso seja maior que 3%).

O software de similaridade é usado nos artigos aceitos para publicação. A checagem é baseada na semelhança de conteúdo com publicações anteriores. A análise é realizada checando os parágrafos e suas respectivas referências.

 

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial da revista e-Acadêmica está atenta às diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex andGenderEquity in Research – SAGER) os autores que publicam na revista devem estar atentos às questões de respeito a sexo e gênero. As diretrizes SAGER orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados.

 

Comitê de Ética

Pesquisas envolvendo seres humanos desenvolvidas no Brasil devem apresentar o documento de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa e/ou Comissão Nacional de Ética em Pesquisa conforme recomendação do Ministério da Saúde, Comissão Nacional de Saúde (Res. 466/2012; cap. XII.2). Em estudos com seres humanos, todos pacientes (ou seus representantes legais) devem concordar com sua participação no estudo, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Pesquisas envolvendo seres humanos desenvolvidas em outros países devem apresentar a documentação ética local. Pesquisas envolvendo animais no Brasil devem apresentar o documento de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa no Cuidado e Utilização de Animais (conforme a Res. Normativa do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal 30/2016). Pesquisas envolvendo animais desenvolvidas em outros países devem apresentar a documentação ética local.

 

Direitos Autorais e Licenciamento

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Todo conteúdo da e-Acadêmica  está licenciado sob a Licença Creative Commons 

O periódico online tem acesso aberto e gratuito.

Os autores assumem total responsabilidade pelo conteúdo do artigo. revista e-Acadêmica encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, postando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais, mídias sociais acadêmicas e mídias sociais pessoais (desde que seja a citação seja igual àquela do website do periódico).

 

Ética na Publicação

Complementação de Ética 

E revista dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é responsabilidade crucial do autor, editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito. Os autores que enviam artigos para a revista garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

A revista e-Acadêmica recomenda o uso da lista de verificação e fluxograma do CONSORT 2010 como condição de submissão ao relatar os resultados de estudos randomizados en saúde. Modelos para estes podem ser encontrados aqui ou no site da CONSORT [www.consort-statement.org] que também descreve várias extensões de lista de verificação CONSORT para diferentes projetos e tipos de dados além de dois testes paralelos de grupo. Os artigos devem relatar o conteúdo abordado por cada item da lista de verificação. O atendimento desses requisitos básicos aumentará as chances de eventual publicação.

Também assinamos a San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA).

 

Combate ao Plágio

“Além da prática ilegal de se apropriar da obra de terceiros sem autorização e sem a devida referência, este procedimento nefasto infecciona a pesquisa, produzindo danos irreparáveis.” (Comissão Nacional de Relações Institucionais e da Seccional da OAB/Ceará: 2010.19.07379-01; aprovada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; sessão plenária: 19/10/2010). Todas infrações são formas de “desonestidade intelectual”, independente de questões éticas ou legais, e são explicados com mais detalhes abaixo.

 

Definições

Cópia (intencional ou não intencional) das palavras de outro autor. Sempre que um autor usar palavras de outro, elas devem ser referenciadas entre aspas adicionando a citação correspondente. Os leitores dos artigos publicados na e-Acadêmica devem saber se as palavras são do autor ou de outra pessoa.

Cópia do próprio autor (autoplágio). Se um autor publicou um artigo na revista A, ele não pode submeter o mesmo manuscrito à revista B, mesmo que com alguns ajustes. Além disso, ele não deve tomar trechos do primeiro artigo para uso em um segundo manuscrito sem usar aspas. Cada manuscrito deve ter escrita própria, mesmo que não haja nada a informar sobre o assunto.

Atribuição inadequada de dados ou ideias: a maioria dos autores relata ideias e dados de outros. Porém, quando um autor faz isso sem citar a fonte, isso é uma forma de plágio. Violação de direitos autorais ocorre quando um autor (com ou sem atribuição) usa porções significativas de um artigo publicado anteriormente (incluindo tabelas e figuras). Se essa “escrita” plagiada for publicada, o novo editor  será culpado de violar os direitos autorais em poder do editor original. Este é um tema legal que pode ser dispendioso para os publisher e autor envolvidos.

Um autor pode achar que fazer malabarismos com as palavras de uma frase copiada de um artigo e colada em outro manuscrito é adequado. Isso não é adequado. O ordenamento das informações apresentadas em um artigo deve ser original e não acompanhar o ordenamento de um trabalho publicado anteriormente, mesmo que de perto.

A revista e-Acadêmica adota uma política de conscientização e informação sobre propriedade intelectual, com procedimentos específicos para coibir o plágio.

Esta política  visa informar os autores sobre as práticas de escrita aceitáveis, definindo assim um padrão de qualidade para publicação de artigos peer-reviewed. Se plágio for detectado (por revisores ou editores de pessoal, antes ou após a aceitação, durante a edição ou em qualquer momento antes da publicação), a equipe da  e-Acadêmica informará o autor, pedindo para que ele reescreva e cite a fonte original. Caso o plágio  seja maior que 30% do artigo original), o manuscrito será recusado, se o autor não justificar a contento.  Se for detectado plágio após a publicação, o editor-chefe da revista e-Acadêmica, notificará os autores sobre a infração cometida por meio de e-mail, solicitando correções dentro de um prazo determinado ou exclusão automática do artigo.

 

A  e-Acadêmica  segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors.

 

Reforçamos que plágio acadêmico é crime em qualquer nível e fere a legislação brasileira (artigo 184 do Código Penal e artigo 7º, parágrafo terceiro, da lei 9.610-98) que regulamenta o direito autoral. Assim, plágio é matéria cível e penal.

 

Para o caso de plágio detectado, a conduta editorial deve seguir as orientações do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE