Intervenções de enfermagem para prevenir lesão por pressão em UTI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52076/eacad-v3i1.98

Palavras-chave:

Enfermeiros; UTI; Lesão por pressão.

Resumo

Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor de alta complexidade que possui tecnologia avançada, sendo destinada a pacientes que requerem maiores cuidados. Devido a demanda excessiva de trabalho é um local que tende a não ter humanização durante os processos de saúde, podendo prejudicar a qualidade da assistência ocasionando algum tipo de dano ao paciente, exemplo desses eventos adversos são as lesões por pressão. Objetivo: Descrever as intervenções de enfermagem que previnem as lesões por pressão em pacientes internados na UTI. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo revisão integrativa, onde será abordado sobre lesão por pressão na UTI. Foi realizado por meio de busca em base de dados disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) através dos descritores em saúde: enfermeiros, UTI e lesão por pressão, no idioma português, respeitando o marco temporal de 5 anos (2017 a 2022).  Resultados: Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas leituras e análises minuciosas de seis documentos encontrados a partir da busca realizada previamente. Considerações Finais: Conforme citado no desenvolvimento da pesquisa, foi possível perceber que as medidas de prevenção são um conjunto de cuidados que cabe ao enfermeiro do setor prescrever e orientar aos profissionais quanto a importância do desenvolvimento dessas práticas.

Referências

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Almedina Brasil.

Correia, A. S. B., & Santos, I. B. C. (2019). Lesão por pressão: medidas terapêuticas utilizadas por profissionais de enfermagem. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, 23(1).

Cooper, H. M. (1982). Diretrizes científicas para conduzir revisões integrativas de pesquisa. Review of Educational Research, 52(2), 291-302.

Favreto, F. J. L. et al. (2017). O papel do enfermeiro na prevenção, avaliação e tratamento das lesões por pressão. Revista Gestão & Saúde.

Manganelli, R. R. et al. (2019). Intervenções de enfermeiros na prevenção de lesão por pressão em uma Unidade de Terapia Intensiva. REUSFM.

Mendonça, P. K. et al. (2018). Prevenção de lesão por pressão: ações prescritas por enfermeiros de centros de terapia intensiva. Texto e Contexto Enfermagem.

Pinto, B. A. J. et al. (2021). Medidas preventivas de lesão por pressão realizadas em Unidades Pediátricas de Terapia Intensiva. Enfermagem Foco.

Rebouças, R. O. et al. (2020). Qualidade da assistência em uma Unidade de Terapia Intensiva para prevenção de lesão por pressão. ESTIMA.

Reis, L. C. C. et al. (2016). As repercussões do processo de internação em UTI adulto na perspectiva de familiares. Temas psicologia.

Silva, E. L., & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. (4a ed.).

Souza, M. F. C. et al. (2018). Risco de lesão por pressão em UTI: adaptação transcultural e confiabilidade da EVARUCI. Acta Paulista Enfermagem.

Teixeira, A. K. S. et al. (2017). Incidência de lesões por pressão em Unidade de Terapia Intensiva em hospital com acreditação. Revista ESTIMA.

Downloads

Publicado

28/03/2022

Como Citar

Santos, L. L. dos ., Medeiros, A. C. L. L. ., Rocha, D. E. A. da ., Caminha, E. de L. G. ., Barreto, L. L. G. ., Souza, M. T. de ., & Esteves, M. V. B. . (2022). Intervenções de enfermagem para prevenir lesão por pressão em UTI. E-Acadêmica, 3(1), e133198. https://doi.org/10.52076/eacad-v3i1.98

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas