A Ética individual e sua importância para a vida em sociedade
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v3i1.82Palavras-chave:
Ética; Ética individual; Sociedade.Resumo
A Ética é a ciência que objetiva estudar os juízos de aprovação ou não das condutas e vontades humanas, determinando critérios, dos quais como vontade e conduta operam, se distinguem, se relacionam, qual a finalidade, suas relações de valor. Considerando a ética individual a forma como os sujeitos se posicionam eticamente diante da sociedade, o presente estudo objetiva, brevemente, conceituar ética, ética individual e delimitar sua importância na sociedade. Para tal, utilizou-se de pesquisa bibliográfica. Os resultados e discussões foram dispostos em dois tópicos, dos quais: Ética, conceito e Ética individual e sua importância, e as conclusões nas considerações finais.
Referências
Agosto, M. T. Abs da Cruz. (2008) Ética e relações sociais um enfoque filosófico. In JACQUES, MGC., et al. org. Relações sociais e ética. Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 18- 25. http://books.scielo.org
Boff, L. (2016) Causas da escandalosa falta de ética no Brasil. Jornal a Gazeta. Espírito Santo. http://www.ijsn.es.gov.br/ConteudoDigital/20160920_aj04406_etica.pdf.
Brito, J. M. R. "Os valores e a antropologia: para uma leitura fenomenológica" www.eleutheria.ufm.edu/ArticulosPDF/100621_fondo_os.
Cabanas (1998) Q. "Pedagogía axiológica: la educación ante los valores". Dykinson,
Cabral, R. (2000) "Temas de ética". Faculdade de Filosofia. Universidade Católica de Braga
CRASP, Conselho regional de Administração de São Paulo. Grupo de excelência em Ética e sustentabilidade. (2008) Ética individual versus Ética Corporativa. CRASP., São Paulo. Disponível em:< https://crasp.gov.br/wp/wp-content/uploads/26_03_2008_etica_Individual_X_etica_Corporativa.pdf.>
Figueiredo, A. M. Ética: origens e distinção da moral. Saúde, Ética e Justiça. 13(1), 1-9.
Foucault T, M. (1998) "As palavras e as coisas". Edições 70
Frondizi, R. "Valor, estructura y situación". Dianóia, 18(18), 78-112, 1972.
Gil, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. (6a ed.), Atlas
Gonçalo, E. "Os valores como fundamento ético do agir humano". Contexto, 3(3), 111-124.
Gontijo, Eduardo Dias. Os termos ‘Ética’ e ‘Moral’. Revista Mental, 4(7).
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167944272006000200008>.
Hessen, J. (2001) "Filosofia dos valores". Almedina.
Jesinghaus, C. "Estudios acerca de una axiologia formal y fenomenológica". Disponível em: ffyl.uncu.edu.ar/IMG/pdf/12_vol_01_jesinghaus.pdf.
Lavelle, L. "Traité des valeurs". Théorie générale de la valeur. Tome I. PUF
Lustoza, H. K. (2013). A crise ética na sociedade brasileira. Revista jurídica Unicuritiba. 1(30), 271-283. http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RevJur/article/view/563/435>.
Morente, M. Fundamentos de filosofia: ontologia dos valores (1987) http://www.consciencia.org/fundamentosfilosofiamorente22.shtml
Ortega y Gasset, J. "Obras completas". Alianza.
Pontarolo, R. "Atividade axiológica na educação". Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Ribeiro, F. J. R. de. (2007) Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. Revista de administração contemporânea, vol. 11 (3), Curitiba. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/rac/a/CsKRY4pM5sfSD59wbWDfnCB/?lang=pt>.
Schneeewind, J. "Dictionnaire d’éthique et de philosophie morale" (pp. 651-657). PUF
Silva, C. "Valores e valoração: posições éticas num itinerário educativo". Universidade do Porto
Singer, P. "Sobre a ética: ética prática" (pp. 9-23).
Tugendhat, E. "Lições sobre ética". Vozes.
Valadier, P. "Você disse: valores? A anarquia dos valores: será o relativismo fatal?" (pp. 15-24). Instituto Piaget
UNESCO (2021), Ética no Brasil. UNESCO – Construir a paz nas mentes dos homens e das mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pacifico Ferraz Souto; Aline dos Santos Moreira de Carvalho; Léia Flauzina da Silva Albuquerque; Gabrielle Oliveira dos Santos Anchieta; Lana Cristina de Almeida Silva; Péricles Queiroz Araujo; Ingrid dos Santos Pereira; Erika dos Santos Pereira; Veronica Cristina Pinto de Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.