A utilização da ferramenta Instagram para impulsionar o crescimento de uma pequena empresa

Autores

Palavras-chave:

Instagram; Internet; Marketing

Resumo

Este artigo objetiva analisar a influência da utilização da rede social Instagram no crescimento de uma pequena empresa na cidade de Santa Cruz, a Hélio Silva Fotografias, no interior do Rio Grande do Norte. Para tanto, será feito um estudo de como a rede social Instagram tem sido utilizada para propagação do seu negócio, tendo em vista o constante crescimento no número de usuários das redes sociais, o que traz novas oportunidades de mercado e com isso, vantagens competitivas nesse meio cada vez mais dinâmico e acessível para muitas pessoas. O ser humano, tem como uma das suas necessidades a interação com outras pessoas, conversar, compartilhar ideias, emoções, acontecimentos, e atualmente, na modernidade vivida, as redes sociais se tornaram as maiores plataformas de interação social, onde pessoas do mundo todo podem se reunir e por afinidade e compartilhas seus objetivos comuns. É possível identificar que na cidade de Santa Cruz, o advento da rede social Instagram vem dando bons resultados para os usuários que usam desses artifícios para a divulgação dos seus empreendimentos, então se torna um objetivo de estudos interessante, para sondar o quanto essa rede vem auxiliando a empresa Hélio Silva Fotografias e também analisar como essa ferramenta tem feito a empresa se destacar entre os concorrentes locais. A metodologia presente neste artigo é uma análise qualitativa, tendo em vista uma análise sobre a situação anterior e posterior do uso da ferramenta Instagram em uma pequena empresa. Segundo o questionário feito no artigo, é possível concluir que o Instagram é uma ótima plataforma para empresários que desejam ter um contato mais próximo com seus clientes através das suas ferramentas, seja com as postagens, stories, comentários, direct. Com um bom conhecimento de marketing digital a rede social tem um grande potencial para auxiliar no crescimento do empresário e na expansão do negócio, pode oferecer um alcance mais atraente que outros métodos de comunicação e destacar a marca da empresa no mercado.

Referências

BRITO, M. L. A. et al. Atração de consumidores em sites de lojas virtuais. Psicopedagogia On Line, 2013.

BRITO, M. L. A.; PENTEADO, C. L. C.; BENASSI, R. F.. Utilização de Mídias Sociais pelos governos dos Estados brasileiros: um estudo netnográfico. Diálogos de La Comunicación, v. 1, p. 1-21, 2015.

BRITO, M. L. A.; PESSOA, G. G. C. ; PESSOA, M. G. C. . Impact of Strategic Planning to a Service Provider Micro-Enterprise. European Journal Of Scientific Research, v. 151, p. 48-57, 2018.

CANALTECH. Instagram bate marca de 1 bilhão de usuários ativos. Disponível em:< https://canaltech.com.br/redes-sociais/instagram-bate-marca-de-1-bilhao-de-usuarios-ativos-116344/> Acesso em: 7 de Maio de 2020.

CARVALHO, L. P. L. Q. F. et al. Importância da pesquisa de mercado para organização rural: uma breve reflexão. Revista de Casos e Consultoria, v. 3, p. 0311, 2012.

CAVALCANTE, M. C. ; BRITO, M. L. A. ; ARAÚJO, M. V. P. . Planejando estratégias de alocação e reinvestimento dos lucros nas organizações rurais: Uma harmonia entre risco e retorno. Espaço Científico Livre, v. 13, p. 56-60, 2013.

FERREIRA, D. O.; BRITO, M. L. A. Qualidade do atendimento no comércio de confecções: Um estudo na cidade de Currais Novos-RN. Research, Society and Development, v. 9, p. 93922093, 2020.

FONTES, F. P. et al. Turismo rural e estratégias de marketing: uma análise de sites de empresas do segmento. Pubvet, v. 6, p. 1436, 2012.

FREITAS, H. Análise de dados qualitativos: aplicações e as tendências mundiais em Sistemas de Informação. São Paulo/SP: Revista de Administração da USP, RAUSP, v. 35, nr. 4, Out-Dez. 2000, p.84-102

HIGINO, C. A. R. et al. Cabo Mídia: um novo conceito de mídia. Revista de Casos e Consultoria, v. 8, p. e822, 2017.

JACOME, A. C. M. L. et al. Influenciadores digitais e os impactos no posicionamento de marcas e decisão de compra: um estudo da percepção das usuárias de Instagram. Temática, v. 16, p. 75-88, 2020.

KAWAKAMI ,Tatiana Tissa; VEIGA, Adriana Imbriani Marchi A popularização da fotografia e seus efeitos: Um estudo sobre o a disseminação da fotografia na sociedade contemporânea e suas consequências para os fotógrafos e suas produções. Projetica, v. 3, n. 1, 2012.

MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

MORAIS, N. S. D. .; BRITO, M. L. de A. . Marketing digital através da ferramenta Instagram. E-Acadêmica, v. 1, n. 1, p. e5, 2020.

OLIVEIRA, E. et al. Informação e vantagem competitiva em organização de móveis e eletros. Revista de Casos e Consultoria, v. 7, p. e712, 2016.

SALES FILHO, A. P. A. et al. Métricas do marketing digital: um estudo em empreendimento turístico. Temática, v. 16, p. 33-45, 2020.

SAMPAIO, Valdeci Cira Filgueira; TAVARES, Cristiano Vianna C. Castellão. Marketing digital: o poder de influência das redes sociais na decisão de compra do consumidor universitário da cidade de juazeiro do norte-ce. Disponível em:< https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_cira_e_cristiano_0.pdf> Acesso em: 7 de Maio de 2020.

SANTANA, C. M. .; BRITO, M. L. de A. . Decisões de compra em uma empresa de perfumaria. E-Acadêmica, v. 1, n. 1, p. e4, 2020.

SILVA, A. M. et al. Fatores inibidores e facilitadores na decisão de compra de vestuário na internet: um estudo com estudantes do Ensino Superior. Temática, v. 16, p. 125-138, 2020.

SILVA, F. B. et al. A importância das mídias sociais na vida de indivíduos da cidade de Currais Novos/RN. Research, Society and Development, v. 8, p. e3282663, 2019.

TERRA. Como o Instagram tem crescido no Brasil e pode ajudar a bombar uma Empresa. Disponível em:< https://www.terra.com.br/noticias/dino/como-o-instagram-tem-crescido-no-brasil-e-pode-ajudar-a-bombar-uma-empresa,aae8eabff7a13c4dfde23fe900fa60365qejpetl.html> Acesso em: 7 de Maio de 2020.

Downloads

Publicado

20/08/2020

Como Citar

Costa, M. de A. ., & Brito, M. L. de A. . (2020). A utilização da ferramenta Instagram para impulsionar o crescimento de uma pequena empresa. E-Acadêmica, 1(2), e8. Recuperado de https://eacademica.org/eacademica/article/view/8

Edição

Seção

Artigos