Internacionalização do Ensino Superior em duas universidades públicas em Moçambique: Um estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v5i3.591Palavras-chave:
Internacionalização; Ensino Superior; Qualidade de Ensino.Resumo
A internacionalização do Ensino Superior é um conjunto de programa que as universidades adoptam para responder as políticas internas e externas no âmbito de formação (docente e estudantes), intercâmbio académico e mobilidade académica entre outras exigências impostas pela globalização. Assim, Atkinson descreve a Internacionalização do Ensino Superior como uma das maneiras pelas quais um país responde ao impacto da globalização, respeitando a individualidade da nação. Este estudo visa levar à compreensão do contributo da Internacionalização do Ensino Superior para qualidade de Ensino em Moçambique e especificamente, identificar os objectivos da Internacionalização do Ensino Superior; descrever a evolução do Ensino Superior e apresentar o contributo da internacionalização do Ensino Superior em Moçambique. A pesquisa é qualitativa e para a recolha de dados baseou-se da entrevista semiestruturada. Quanto à natureza é aplicada; quanto aos objectivos é descritiva e quanto aos procedimentos bibliográfica, pesquisa documental e comparativo. O estudo abrange duas universidades públicas, ambas localizadas na província de Nampula, nos bairros Napepine e Marrere, respectivamente. Portanto, através dos depoimentos, assim como da análise feita aos documentos colhidos no terreno, como Plano Estratégico das duas universidades públicas e os mapas de relações de cooperação com instituições dentro e fora do país, cimentam a ideia de que a internacionalização é, de facto, um mecanismo muito importante para garantir que as IES sejam cada vez mais instituições de qualidade.
Referências
Azevedo, M. L. N. de & Catani, A. M. (2008). O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova.
Bardin, L. (1994). Análise de Conteúdos. Lisboa: Edições 70.
Câmara, I. (2023) O que é Ensino Superior: “e por que é tão importante?” disponível em: Ensino superior: o que é, tipos e por que é importante? | Alura. Acesso em 17 de Junho de 2014
Cavalcante, J. F. (2009) Educação Superior: “conceitos, definições e classificações”. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. Brasília;
Cerqueira, D. T. (2003). Em busca de uma definição de extensão universitária no Brasil: conceito, limites e características. Extensão em Rede. Revista de Extensão do sistema ACAFE
Chavale, A. (2016). A Internacionalização do Ensino Superior em Moçambique: O Caso da Universidade Pedagógico. Artigo Científico. Mapto, Moçambique.
Costa, J. & Gonçalves, V. (2020) A importância da mobilidade académica internacional na vida discente. adolesCiência - Revista Júnior de Investigação.
Figueirôa, C. C. (2021). Internacionalização do Ensino Superior: um contributo para o estudo das estratégias da UBI e da UFJF;
Geertz, C. (2008) A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC
Knight, J. & Wit, H. (1995) ‘Strategies for internationalization of higher education: Historical and conceptual perspectives’, in J. Knight and H. de Wit (eds) Strategies for Internationalization of Higher Education.
Knight, J. (2003) Internationalization of higher education: practices and priorities. Quarterly Journal of International Association of Universities, 1(4), pp. 33-47,
Knight, J. (1997) ‘Internationalization of higher education: A conceptual framework’, in Strategies for Internationalization of Higher Education.
Laita, M. S. V. (2014). Implicações do Processo de Bolonha na Organização dos Planos Curriculares e nas Práticas Pedagógicas na Universidade Católica de Moçambique. Faculdade de Educação e Psicologia. Porto;
Machava, R. (2022). Ensino superior oscila entre expansão. “Jornal O Pais”. Maputo, 22 de Junho de 2022. opais.co.mz/ensino-superior-oscila-entre-expansao-e-baixa-qualidade.
Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2010). Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projectos relatórios, publicações e trabalhos científicos. São Paulo;
Pereira, E. R., Silva, R. M., Costa, R. A. et al,. (2013). Intercâmbio académico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free e-book]. Ed. UAB/NTE/UFSM.
Ramos, N. (2013). Interculturalidade(s) e mobilidade(s) no espaço europeu: viver e comunicar entre culturas. The overarching issues of the European space Porto: Editora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, p.343-360.
Rodney, V. (1975). Como a Europa subdesenvolveu a África. Seara Nova.
Soderqvist, M. (2002). Internationalization and its management at higher-education institutions: Applying conceptual, contente and discourse analysis. Helsink, Finland: Helsink Scholl of Economics;
Taimo, J. U. (2010) Ensino Superior em Moçambique: “História, Política e Gestão”. Piracicaba, SP;
Wit, H. de. (2013). Internationalisation of higher education, an introduction. Em: H. D. WIT, ed. An Introduction to Higher Education Internationalization. Milan: Vita e Pensiero, pp. 13-46.
Yang, R. (s.d.). University Internationalisation: Its Meanings, Rationales and Implications. In: Intercultural Education, 13(1), 2002.
Decretos
Decreto n.º 57/2022 de 25 de Outubro. Estatutos do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ).
Decreto n.º 91/2023 de 29 de Dezembro. Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior.
Decreto n°32/2010 de 30 de Agosto. Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos (SNATCA)
Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro - Lei do Ensino Superior.
REPÚBLICA POPULAR DE MOÇAMBIQUE. Lei 4/83. Maputo,I SérieNr. 12, março de 1983.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Lei 6/92.Maputo, I Série –Nr. 19, maiode 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Manuel Gaspar dos Santos; Felipe André Angst; Osvaldo Afonso Gabriel Francisco; Brigitte Tomás Chichava
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.