Mudança de comportamento e influência do metaverso no posicionamento das marcas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52076/eacad-v3i3.356

Palavras-chave:

Metaverso; 5G; Posicionamento das marcas; Influência mundo digital; Mudança de comportamento.

Resumo

A evolução social constante e a realidade vivida em cada período histórico de fato retratam os processos vividos e o aumento do acesso à tecnologia, em conjunto com a evolução crescente do cenário empresarial. Visamos que os conhecimentos mais importantes das organizações estão ligados aos seus gestores, grandes marcas estão evoluindo tecnologicamente para o cyber mundo. Como objetivo, abordaremos a forma em que o mundo administrativo incluirá essa inovação no mundo empresarial, com auxílio da rede 5G que traz velocidade para essa navegação. Este artigo, fez valer-se do ambiente virtual com apoio de livros e artigos científicos, deve-se ressaltar a utilização consciente da internet, sempre nos atentando aos ambientes virtuais em que se possa garantir a segurança da informação e confiabilidade dos dados. Para composição desta revisão da literatura, foram realizadas busca entre agosto a novembro, por material científico relacionado as bases de dados: Google Acadêmico e, E- Acadêmica. Foram selecionados 22 artigos e livros com texto disponível na íntegra que tivessem relação com o tema proposto, em consulta com base em trabalhos publicados nos últimos 23 anos, visto que buscamos abordar a origem do tema proposto. Consideramos que é inegável o papel fundamental da tecnologia na contemporaneidade dos dispositivos técnicos que viabilizam a comunicação. Desta forma, buscamos visibilizar a chegada do novo mundo, o metaverso é reconhecido como uma nova prática social, com amplo potencial de expansão.

Referências

Garcia, J. L. (2021). Ressignificando o conceito de presencialidade: o conceito de metaverso e suas potencialidades. COMBINE: Pessoas, Virtualidade e Finanças, 28.

Fernandes, A. F. (2022). O que é METAVERSO? BIUS-Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, 30(24), 1-4.

Pereira, I. (2022). O metaverso e a sua influência no posicionamento das marcas. The Trends Hub, (2).

Francisco, G. L. (2022). O desafio de garantir a proteção de marcas registradas no metaverso. BIUS-Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia. 33(27), 1-10.

Tibúrcio, F., Moreira, W. L., Schmitt, R., De Souza, E. L., & Silva, C. M. (2022). O futuro do digital está na conexão com o real: Metaverso e suas implicações sociais e tecnológicas. In Anais do III Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade (pp. 76-84). SBC.

Cunha, G. da, & Sergl, M. J. (2020). Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para a nova concepção de tempo. Revista Mídia E Cotidiano, 14(2), 184-205.

KPMG. (2022). Metaverso: um novo mundo para os negócios. https://home.kpmg/br/pt/home/insights/2022/05/metaverso-um-novo-mundo-para-os-negocios.html

Spadinger, R. (2021). Implementação da tecnologia 5G no contexto da transformação digital e indústria 4.0.

Farias, R. B. D. (2021). Análise da necessidade de mudança regulatória para a implantação do 5G no Brasil (Doctoral dissertation – Universidade Fundação Getúlio Vargas)

Lucca, J., & Mauro, P. S. G. (2020). Desafios da tecnologia 5G. Revista Interface Tecnológica, 17(1), 29-39.

Oliveira, S. C. A. D. (2008). Publicidade interactiva: os mundos virtuais ao serviço das marcas (Doctoral dissertation - Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais).

Picado, K. H.; et al. A Catalogação Bibliográfica em Bibliotecas Virtuais. In: Livro do I

Tiburcio, F. et al. (2022). O futuro do digital está na conexão com o real: Metaverso e suas implicações sociais e tecnológicas. Canais do Encontro de Bibliotecas Virtuais. https://sol.sbc.org.br/index.php/wics/article/view/20733https://sol.sbc.org.br/index.php/wics/article/view/20733.

Freitas Junior, J. C. da S.; et al. O Desenvolvimento de Competências de Liderança em Mundos Digitais Virtuais Tridimensionais. Revista Valore, 5, 293-311.

Magalu, L. (2022). Por que o 5G é importante para o Metaverso? Website Canaltech. https://canaltech.com.br/inovacao/por-que-o-5g-e-importante-para-o-metaverso/.

Koche, J. C. (2011) Fundamentosdemetodologiacientífica. EditoraVozes.

Estrela, C. (2018). Metodologia Cientifíca, Ensino, Pesquisa. Editora Artes médicas

Oliveira, Â. B. C. D. (2021). A Tecnologia 5g e possíveis impactos para a Segurança Nacional.

Henrique, G. (2022). Proteção de Dados no Metaverso.

Biesek, A. K. (2022). Comportamento do consumidor no e-commerce: antes e durante a pandemia da Covid-19.

Anjos, R. L. D. (2022). Lei geral de proteção de dados: uma proposta de implantação e adequação acessível aos pequenos provedores de acesso à internet.

Yamaguti, T. X., & Gaseta, E. R. (2021, November). Discordâncias de Sites e-Commerces em Relação à Lei Geral de Proteção de Dados. In FatecSeg-Congresso de Segurança da Informação (Vol. 1).

Downloads

Publicado

17/12/2022

Como Citar

Campos, B. F. ., Santos, B. M. F. dos ., & Costa, D. H. (2022). Mudança de comportamento e influência do metaverso no posicionamento das marcas. E-Acadêmica, 3(3), e6933356. https://doi.org/10.52076/eacad-v3i3.356

Edição

Seção

Ciências Humanas, Sociais e Educacionais