Empregabilidade na indústria 4.0
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v4i2.353Palavras-chave:
Empregabilidade; Mercado de trabalho; Tecnologias; Educação.Resumo
A empregabilidade é a capacidade de ser empregável, ou permanecer ou nele, levando-se em conta as exigências de qualificações, habilidades e conhecimentos ofertadas pelo mercado de trabalho, levando em consideração habilidades individuai (atitudes, interesses, motivos, expectativas) e circunstâncias do mercado de trabalho (ofertas de emprego e serviços) de acordo com a exigências de qualificações, habilidades e conhecimentos, levando em consideração o atual sistema inovador de oportunidade da revolução 4.0. O objetivo é incentivar e conscientizar que com a educação continuada e o conhecimento de novas tecnologias aumentam as chances de empregabilidade para a indústria 4.0. Foram realizadas busca por material científico relacionado a empregabilidade, por meio de bases de dados como: Pubmed e Google Acadêmico. Foram selecionados artigos e livros com texto disponível na íntegra que tivessem relação com o tema proposto, escritos em português ou inglês e publicados nos últimos 2 anos, visto que não há uma vasta literatura sobre o assunto a ponto de nos restringir a artigos mais novos. Após leitura inicial dos resumos, 17 artigos foram selecionados para leitura na integra e compor o corpo estrutural dessa revisão literatura. Consideramos que a empregabilidade é um tema constante, que se modifica em tempos acompanhando a evolução tecnológica e novas tendências do mercado, inclusive profissões, é de grande importância que as pessoas se atentem as atualizações e renovem sempre que possível seu portfólio educacional.
Referências
Amaral, H. N., & Gasparotto, A. M. S. (2021). inteligência artificial: o uso da robótica indústria 4.0. Revista Interface Tecnológica, 18(1), 474-486.
Araujo, W. P. (2022). Marx e a indústria 4.0: trabalho, tecnologia e valor na era digital. Revista Katálysis, 25, 22-32.
Campos dos Goytacazes, R. J. (2022). políticas públicas de expansão no ensino superior: formação, ocupação e rendimento dos egressos entre 2012 e 2020.
Corseuil, C. H. L., Franca, M. P., & Poloponsky, K. (2021). A inserção dos jovens brasileiros no mercado de trabalho num contexto de recessão. Novos estudos CEBRAP. 39, 501-20.
Da Silva, S. L. S., Leocádio, A. P. R., & Venanzi, D. (2021). A transformação da educação como exigência para a mão de obra na indústria 4.0. REMIPE-Revista De Micro E Pequenas Empresas E Empreendedorismo Da Fatec Osasco, 7(1), 46-62.
de Lima, S. R., & Nascimento, L. F. C. (2022). A Indústria e a Educação 4.0 como tecnologias inclusivas no apoio ao ensino remoto na educação básica pública e privada durante a pandemia da COVID 19 no Brasil. Brazilian Journal of Development, 8(1), 6741-6757.
de Moura Ferreira, J. (2021). Análise de Pesquisas sobre o Impacto das Tecnologias Modernas e as Transformações no Mundo do Trabalho (2013–2020). Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 13(3), 435-462.
de Oliveira Serafim, A., Ceolin, A. C., de Melo Souza, I. G., de Oliveira Silva, L. L. & Mota, J. D. S. O. (2021). Sistema de informações gerenciais e eficiência organizacional: estudo de caso na controladoria de uma empresa multinacional do setor automotivo. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 11(2), 40-59.
Dias Junior, E. (2022). Crise financeira e sanitária da Covid-19: análise de impacto financeiro nas indústrias brasileiras (Doctoral dissertation).
Do Iszczuk, A. C. D., Ventris, K. F. D., Pinto, G. B., Shirabayashi, J. V., dos Santos, M. A. R., de Souza, R. C. T., & Dal Molin Filho, R. G. (2021). Evoluções das tecnologias da indústria 4.0: dificuldades e oportunidades para as micro e pequenas empresas. Brazilian Journal of Development, 7(5), 50614-50637.
Durante, P. V. (2022). Indústria 4.0 e Mercado de Trabalho: uma análise comparativa da estrutura ocupacional brasileira.
Endo, G. Y., Matos, C., Colares-Santos, L., Kato-Cruz, É. M., & Kovaleski, J. L. (2022). skills dos profissionais da indústria 4.0: uma revisão de literatura. inovae-Journal of Engineering, Architecture and Technology Innovation (ISSN 2357-7797), 10(1), 540-556.
Felix, A. F. S. R. (2022). A Indústria 4.0: desafios e oportunidades para a indústria têxtil no Brasil (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Gouvea, M., Marcelino, I., Woods, H., & Rodrigues, P. (2021, September). Cenário da Indústria 4.0 no Brasil-Desafios e Oportunidades. In Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre (Vol. 2, No. 12).
Guterres, C. V. A. (2021). A quarta revolução industrial-indústria 4.0: como os estudos acadêmicos estão tratando essa temática?
http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/6616
Ladei aconselhamento, O. T. P. P. N. (2022). avaliação da adaptabilidade de carreira em processos de orientação profissional. Avaliação psicológica no contexto escolar e educacional.
Rego, F. A., de Carvalho Rosas, I. R., & Prados, R. M. N. (2021). Educação Profissional e Tecnológica como alternativa de acesso ao mercado de trabalho. Brazilian Journal of Development, 7(2), 14585-14596.
Silva, M. M. (2021). Modelo de comportamento do consumidor on-line de produtos e serviços turísticos via on-line travel agencies (OTAS).
Soares, R., & Lucato, A. V. R. (2021). robótica colaborativa na indústria 4.0, sua importância e desafio. Revista Interface Tecnológica, 18(2), 747-759.
Torrico, G., Farias Oliveira Nunes, M., & Moraes Cruz, R. (2022). percepção de empregabilidade de trabalhadores em condições incertas do mercado de trabalho. Revista Gestão Organizacional (RGO), 15(1).
Viegas, R. R., & Borali, N. (2022). Análise de conteúdo eo uso do Iramuteq. SOCIAL.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Janaína da Silva França; Denis Honorato Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.