A mudança comportamental e as novas estratégias de marketing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.194

Palavras-chave:

Comportamento digital; Consumidor; E-commerce; Ensino; Influência digital; Marketing.

Resumo

Introdução: As influências que o marketing e as organizações provocam sobre os usuários, são capazes de afetar seus comportamentos. As gerações atuais, possuem a seu alcance ferramentas tecnológicas como aliadas e estão sempre conectadas e passiveis de atrativos e comodidades, tornando suas experiencias de compras, comportamentos e vivência mais dinâmicas. Objetivo: Analisar a influência das redes sociais e o poder que a internet/empresas de marketing exercem sobre consumidores nas decisões, sobretudo na hora das compras.  Metodologia: Foram realizadas busca entre fevereiro a maio de 2022, por material científico relacionado a mudança comportamental e as novas estratégias de marketing, por meio das bases de dados Google Acadêmico e em base de dados preferencialmente em administração de empresas, escritos em português. Foram utilizados como itens de exclusão, monografias, dissertações e teses, sobretudo com foco no produto e não na pessoa. Após leitura inicial dos resumos, 21 artigos foram selecionados para leitura na integra e compor o corpo estrutural dessa revisão narrativa. Considerações Finais: As redes sociais e as estratégias de marketing desempenham grande influência comportamental e tem poder sobre os consumidores, no processo decisório na hora da compra, despertando o desejo em obter produtos e serviços. Os recursos/equipamentos digitais e mídias afins, sites, influenciadores digitais anônimos e principalmente os famosos, propagandas, posts, vídeos, entre outros, são recursos poderosos para atrair e despertar a necessidade de obtenção de produtos, mesmo quando não há a necessidade real dos consumidores de obtê-los.

Referências

Abbade, E. B., Della Flora, A., & de Bem Noro, G. (2014). A influência interpessoal em redes sociais virtuais e as decisões de consumo. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 7(2), 265-278

Albuquerque, L. Q. (2014). Comportamento do consumidor diante da presença de marcas em redes sociais: um estudo de caso da Gelateria San Paolo

Braga, P. L. (2019). Redes sociais e o comportamento do consumidor: a influência do Instagram no processo de decisão.

Cavalcante Neto, J. O., & Vasconcelos, J. L. D. C. (2017). Fast Fashion e o relacionamento com o consumidor nas redes sociais: caso da Riachuelo.

de Oliveira Rosa, R., Casagranda, Y. G., & Spinelli, F. E. (2017). A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Revista de tecnologia aplicada, 6(2).

de Oliveira, I. C., & Neto, A. L. D. C. M. (2016). Comportamento do consumidor: a influência das mídias sociais na decisão de compra de produtos gamers. DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde, 2(1).

De Castro, N. S., de Bittencourt, J. A., Chaves, F. A. V., Barreiro, J. H. L. C. D., & Reis, C. V. S. (2015). A influência do marketing digital sobre a escolha dos consumidores. XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia-SEGeT. Rio de Janeiro, Brazil. https://www. aedb. br/seget/artigos2015. php.

Ferrara, G. H. (2013). Uma análise da contribuição das redes sociais na internet para o comércio eletrônico: social-commerce.

Gastin, P. C. R., & Ribeiro, P. C. C. (2018). Mudança no comportamento de compras no varejo de vestuário e acessórios: um survey com estudantes universitários. Marketing & Tourism Review, 3(2).

Gomes, W. A. T. (2017). A importância das redes sociais como ferramenta para reter informações sobre o comportamento dos consumidores.

Hoffmann, C. A. K. (2017). O comportamento do consumidor, o boca-a-boca eletrônico (ebab) e as redes sociais online: conhecimento atual e direções futuras. Revista da FAE, 20(1), 27-41.

Honorato, G. (2004). Conhecendo o marketing. Editora Manole Ltda.

Kotler, P. (2017). Minhas aventuras em marketing. Editora Best Seller.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2007). Princípios de marketing. Pearson Prentice Hall.

Mattar, F. N. (2011). Administração de varejo. Elsevier Brasil.

Nóbrega, P. L. L. (2014). A influência das Redes Sociais na decisão de compra de consumidores no Comércio Eletrônico. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Pereira, J. M. M. (2014). A influência do Marketing de Redes Sociais no Relacionamento (Doctoral dissertation, Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto).

Pérez Lindo, A. (2000). A era das mutações. Ed. UNIMEP.

Pinheiro, A. C., & Saddi, J. (2006). Direito, economia e mercados. Elsevier; Campus

Rangel, A. C. B. (2018). A influência das redes sociais no comportamento de compra do consumidor.

Santos, J. C. D. (2021). Percepção dos consumidores em relação a produtos para animais domésticos (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Downloads

Publicado

16/06/2022

Como Citar

Santos, L. M. dos ., & Costa, D. H. . (2022). A mudança comportamental e as novas estratégias de marketing . E-Acadêmica, 3(2), e4732194. https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.194

Edição

Seção

Ciências Humanas, Sociais e Educacionais