A importância da gestão financeira e plano de negócios em clínicas e consultórios odontológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.176

Palavras-chave:

Fluxo de caixa; Financeiro; Clinicas odontológicas; Plano de negócios.

Resumo

Muitos cirurgiões-dentistas, além de exercerem o trabalho clínico, tendem a realizar outras inúmeras atividades, dentre elas, a de gestor financeiro. Mesmo cientes que para uma boa gestão é necessário um profissional capacitado o que é indispensável para qualquer negócio, acabam negligenciando a administração financeira. Demonstrar a importância financeira dentro de uma clínica e ou consultório odontológico, relacionadas ao controle mensal de despesas; de contas a pagar e a receber, custos fixos e variáveis e o fluxo de caixa. Foram realizadas busca entre fevereiro a maio, por material científico relacionado as principais ferramentas de gestão administrativa, por meio de bases de dados como: Google Acadêmico. Foram selecionados artigos e livros com texto disponível na íntegra que tivessem relação com o tema proposto, escritos em português, em consulta às bases metodológicas administrativas, com base nos comportamentos dos microempreendedores. Preconizamos trabalhos publicados nos últimos 15 anos. 19 artigos foram selecionados para leitura na integra e compor o corpo estrutural dessa revisão sistemática. Devido os cirurgiões dentistas não terem em sua formação curricular, disciplinas voltadas para empreendedorismo e gestão, que os preparem para as adversidades encontradas no dia a dia de suas práticas em gestão. Consideramos que com a importância de um planejamento financeiro e estratégico para a abertura de uma clínica e ou consultório odontológico, das ferramentas que nele constam e também da dificuldade que gira em torno dos profissionais em manter a sua empresa. Faz-se necessário um conhecimento aplicado a gestão para manter a saúde de sua empresa ativa.

Referências

Dagostin, B. N. (2019). Proposta de implementação do fluxo de caixa como ferramenta de planejamento e controle financeiro em uma microempresa.

de Oliveira Motta, M. A. L., Silva, H. F. V., Leite, R. B., da Silva Barbosa, J., Leite, J. V. C., de Oliveira Felismino, C. M., & do Nascimento Silva, R. H. (2021). A importância do marketing e da administração para consultórios odontológicos. Research, Society and Development, 10(6), e49210615858-e49210615858.

de Souza, G. L., dos Santos, R. H., & Cavalcante, Z. P. (2021). Os efeitos da aplicação do fluxo de caixa na gestão de empresas do ramo odontológico The effects of cash flow application and strategic planning in dental branch companies. Brazilian Journal of Development, 7(6), 62058-62070.

Entschev, L. M. Um plano de negócios para uma clínica odontológica.

Felix, G. L., & Dias, T. C. (2019). Demonstração do Resultado do Exercício e suas Contribuições para o Ambiente Corporativo. ID on line. Revista de psicologia, 13(43), 828-844.

Jordão, R. V. D., Barbosa, C. R., & Resende, P. T. (2018). Inflação interna, gestão e controle de custos: uma experiência de sucesso em uma multinacional brasileira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 12(1).

Lolli, L. F., Gradella, C. A. N., Lolli, M. C. G. D. S., Marson, G. C., & Freitas, K. M. S. (2012). Gestão financeira do empreendimento odontológico: perfil e atuação de cirurgiões–dentistas. Uningá Journal, 31(1).

Lopes, S. J. (2021). A importância da auditoria interna nas empresas. Revista de Estudos Interdisciplinares do Vale do Araguaia-Reiva, 4(03), 12-12.

Moura, L. G. C. D. (2020). Ferramenta referencial para elaboração de valores em ortodontia.

Pflanzer, G. C. (2020). Adoção de ferramentas de controle gerencial por consultórios odontológicos na região sul do Brasil.

Raiely, R. M., & Dias, T. C. (2019). Balanço Patrimonial: A Importância para a Tomada de Decisões em Micros e Pequenas Empresas. ID on line. Revista de psicologia, 13(43), 808-818.

Rayol, M. K. B., & Moreira, H. L. (2018). A importância do plano de negócio para o sucesso do empreendimento.

Rédua, R. B., de Amorim, J. G., de Amorim, L. D. F. G., & Rédua, P. C. B. Gestão financeira, organização e marketing do consultório odontológico.

Reina, D. R. M., de Carvalho, L. N. G., Reina, D., & Lemes, S. (2019). Comparabilidade dos relatórios financeiros e informatividade dos preços das ações no Brasil. Revista Contemporânea de Contabilidade, 16(39), 177-198.

Salin, V. (2018). Ferramentas para empreender e inovar em uma gestão de sucesso na odontologia.

Santos, P. S. (2019). Estudo de caso de uma microempresa utilizando a técnica do modelo dinâmico.

Soldera, S. O. (2018). Proposta de utilização da contabilidade de custos em uma clínica odontológica: um estudo de caso.

Berto, L. O. (2018). Fluxo digital odontológico: vantagens e aplicações. Odontologia-Tubarão.

Nascimento, R. D. D. (2019). A importância do controle interno para a auditoria interna em estabelecimentos de saúde.

Cordeiro, A. M., Oliveira, G. M. D., Rentería, J. M., & Guimarães, C. A. (2007). Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 34, 428-431.

Downloads

Publicado

09/06/2022

Como Citar

Purcino, G. A. de J. ., Silva, R. R. ., Dutra, V. P. ., & Costa, D. H. . (2022). A importância da gestão financeira e plano de negócios em clínicas e consultórios odontológicos. E-Acadêmica, 3(2), e2832176. https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.176

Edição

Seção

Ciências Humanas, Sociais e Educacionais