Os desafios do microempreendedor: uma análise pós pandemia do Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.169Palavras-chave:
Ensino; Dificuldades financeiras; Microempreendedores; Pandemia da Covid-19.Resumo
Este artigo refere-se aos desafios enfrentados durante o período de pandemia que estamos vivenciando no mundo e os impactos gerados na vida das micro e pequenas empresas. O ano de 2020 marcou a história da humanidade com o surgimento de um dos piores eventos que atingiu o mundo e afetou negativamente a economia inclusive no Brasil. A pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19), obrigando diversos setores da economia a se reinventarem, diante dos inúmeros desafios impostos pelas consequências do vírus em toda cadeia produtiva e consumidora, levando-os a inovação ou até mesmo falência. O objetivo é discutir estratégias através das limitações impostas pelo isolamento social. Para composição desta revisão da literatura, foram realizadas busca entre fevereiro a maio, por material científico relacionado as principais Bases de Administração, por meio de bases de dados como: Google Acadêmico. Foram selecionados artigos e livros com texto disponível na íntegra que tivessem relação com o tema proposto, escritos em português, em consulta às bases metodológicas administrativas, com base trabalhos publicados nos últimos 02 anos. Inicialmente foram listados em torno de 7.130 resultados de artigos com as respectivas palavras-chaves: Pandemia da Covid-19; Dificuldades financeiras; Microempreendedores. Onde 16 destes foram escolhidos aleatoriamente, mas que estivessem diretamente ligados ao tema deste trabalho. Consideramos que as estratégias de marketing digital se consolidam como uma realidade no mercado atual, configurando-se como meio rápido, barato e eficaz de empresas com menor grau de investimento alavancarem seus faturamentos. Ou seja, o avanço tecnológico continua sendo a melhor alternativa para os empreendedores.
Referências
Cunha, A. L. (2021). O papel da gestão financeira para microempreendedores superarem a crise econômica gerada pela Covid-19.
Da Silva, M. L., & da Silva, R. A. (2020). Economia brasileira pré, durante e pós-pandemia do Covid-19: impactos e reflexões. Observatório Socieconômico da Covid-FAPERGS.
De Rezende, A. A., Marcelino, J. A., & Miyaji, M. (2020). A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(6), 53-69.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, População. (2021). https://www.ibge.gov.br/indicadores
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, População. (2020). https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html? utm_source=portal&utm_medium=popclock&utm_campaign=novo_popcloc
Kotler, P. (2021). Marketing 4.0 do tradicional ao digital.
Leite, L. P. R. S. (2022). Percepção dos novos microempreendedores individuais das cidades de manhuaçu, durandé e matipó sobre a formalização dos seus negócios durante a pandemia Covid-19. Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso.
Rijo, P. M. B. (2021). Alterações das condições de trabalho em contexto de pandemia (Doctoral dissertation).
Silva, E. B., & Silva, C. S. (2020). Marketing digital e pandemia: a transformação das vendas a partir de um estudo de caso com Microempreendedores Individuais (MEI) (Doctoral dissertation).
Silvetrim, E. G., Vieira, M. R. S., Silvestrim, F. G., de Lima Filho, A. A., & Lopes, A. B. (2021). Análise das estratégias empresariais no contexto de pós pandemia de Covid-19. Research, Society and Development, 10(15), e419101523048-e419101523048.
Torres, O. N. (2021). Os desafios enfrentados por uma microempreendedora individual durante a Covid-19: estudo de um caso.
Vasconcelos, P. S., & Vasconcelos, P. E. A. (2020). Desafios da Estratégia Empresarial: antes, durante e após a pandemia de 2020. Revista Interdisciplinar do Direito-Faculdade de Direito de Valença, 18(1), 163-182.
Vitória, M. D. F. C., & Meireles, E. (2021). O microempreendedor em tempos de pandemia: uma análise do impacto econômico em cenário de crise. Brazilian Applied Science Review, 5(1), 313-327.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aline Batista dos Santos; Camila Silva Evangelista dos Santos; Denis Honorato Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.