O novo normal: A evolução do trabalho home-office e hibrido após pico da crise pandêmica SARS-CoV-2
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.151Palavras-chave:
Home-Office; Híbrido; Trabalho remoto; COVID-19; Ensino.Resumo
Introdução: O ano de 2020 teve seu início marcado por uma crise pandêmica, ocasionada pelo SARS-CoV-2, popularmente conhecido como COVID-19, onde muitas pessoas tiveram os cursos de suas vidas modificadas, já as empresas tiveram que se adaptar ao novo conceito de teletrabalho ou home-office, devido a restrição e como medida de contenção do vírus, seria primordial o isolamento social, iremos observamos vantagens e desvantagens nesta modalidade de trabalho. Objetivo: Demonstrar a evolução do teletrabalho ou trabalho híbrido após pico da crise pandêmica. Metodologia: Para composição desta revisão da literatura, foram realizadas busca entre fevereiro a maio, por material científico relacionado as principais Bases de Administração, por meio de bases de dados como: Google Acadêmico. Foram selecionados artigos e livros, escritos em português, com base trabalhos publicados nos últimos 2 anos. Inicialmente foram listados em torno de 7.130 resultados de artigos com as respectivas, onde 18 destes foram escolhidos aleatoriamente, mas estão diretamente ligados ao tema deste trabalho. Considerações Finais: A pandemia foi extremamente desafiadora para todos, e no âmbito do trabalho considerado “normal”, tivemos a ascensão do trabalho HO, o qual mais tarde se tonaria híbrido, grande foram os desafios das empresas em conseguir através da tecnologia ofertar esta possibilidade de trabalho aos seus colaboradores, e por outro lado muitas foram as vantagens e desvantagens enfrentadas por este trabalhadores, que no meu ponto de vista possuíram mais vantagens do que desvantagens e agora após o pico pandêmico observamos que muitas empresas, de fato, permaneceram com esta nova modalidade de trabalho.
Referências
Barros, A. M., & Silva, J. R. G. D. (2010). Percepções dos indivíduos sobre as consequências do teletrabalho na configuração home-office: estudo de caso na Shell Brasil. CADERNOS Ebape. br, 8(1), 71-91.
Chahad, J. P. Z. (2021). O futuro do trabalho pós COVID-19. Ciência & Trópico, 45(1).
Costa, D. (2021). O trabalho híbrido na Administração Pública: produtividade e inovação em tempos de pandemia.
Costa, S. A. (2020). Home office e o modelo híbrido de trabalho. GV-EXECUTIVO, 19(5), 51-51., 2020.
De Almeida, S. G. (2021). A adoção do teletrabalho no âmbito da administração pública brasileira.
De Rezende, V. C. (2021). Análise da qualidade de vida de colaboradores no trabalho home-office durante a pandemia da COVID-19em uma empresa em Goiânia.
Donadel, V. B. (2022). Impactos do teletrabalho para os colaboradores de uma empresa de segurança digital.
Eloy, E. B. (2021). Teletrabalho: o avanço das tecnologias sobre as relações de trabalho.
Fontgalland Filho, G., & Fontgalland, I. L. (2021). Technological growth: a Brazil-World evolution and re-adaptation after COVID-19. E-Acadêmica, 2(3), e022333-e022333.
Gondim, S., & Borges, L. D. O. (2020). Significados e sentidos do trabalho do home-office: desafios para a regulação emocional. SBPOT, Temática, 5.
Haubrich, D. B., & Froehlich, C. (2020). Benefícios e desafios do home office em empresas de tecnologia da informação. Revista Gestão & Conexões, 9(1),
-184.
Lana, N. A. R. (2021). Home office no cenário pandêmico: benefícios, dificuldades e desafios.
Losekann, R. G. C. B., & Mourão, H. C. (2020). Desafios do teletrabalho na pandemia Covid-1 COVID-199: quando o home vira office. Caderno de Administração, 28, 71-75.
Mendes, D. C., Hastenreiter Filho, H. N., & Tellechea, J. (2020). A realidade do trabalho home office na atipicidade pandêmica. Revista Valore, 5, 160-191.
Navarini, M. P. (2021). MODELO DE TRABALHO HÍBRIDO: ANÁLISE DOS IMPACTOS E PERSPECTIVAS (Doctoral dissertation, Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Oliveira, M. T. D., & LUZ, L. P. D. (2021). Um novo normal? A adoção do estilo híbrido pelas empresas de tecnologia pós pandemia do COVID-19.
Pontes, A. L., Hirata, L. C., & Neves, D. L. F. (2021). O Home Office na pandemia de COVID-19: uma perspectiva da eficiência dos profissionais de Tecnologia da Informação. REFAS: Revista FATEC Zona Sul, 7(5), 7.
Schneider, P. V., Sugahara, C. R., & da Silva, L. H. V. Teletrabalho: o desafio do trabalho no mundo pós-pandêmico.
Sobratt - Sociedade Brasileira de Teletrabalho. https://www.sobratt.org.br/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leticia Aparecida dos Santos; Denis Honorato Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.