Sobre a Revista

1. Foco e Escopo

A revista e-Acadêmica é uma publicação científica multidisciplinar focada em descobertas recentes das diversas área do conhecimento. Trata-se de um periódico quadrimestral, que publica diversos tipos de manuscrito, tais como artigos científicos, resenhas e objetos educacionais.

Ela possui o International  International Standard Serial Number - ISSN: 2675-8539, CrossRef (Digital Object Identifier  - DOI), Sumários, Livre, Google Acadêmico e, LatIndex. 

2. Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos manuscritos da e-Acadêmica é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada manuscrito é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, selecionados por especialidade ou afinidade em relação ao conteúdo temático do manuscrito sob apreciação. Os pareceristas da revista, em sua grande maioria, são externos à instituição editora, sendo apresentados anualmente na nominata de avaliadores ad hoc.

Após a submissão o manuscrito é avaliado pelos pareceristas ad hoc, que analisam, sugerem correções e melhorias. Em seguida é feita a análise pelo editor, que resolve os casos de controvérsia, analisa os pareceres e decide pela recusa ou aceitação do manuscrito.

Após a análise do editor, o manuscrito é devolvido para os autores para realização das melhorias sugeridas pelos pareceristas.

Por fim, o autor envia a versão final do manuscrito, com o respectivo relatório do software de detecção de similaridades (possivelmente o CopySpider). A versão final será enviada dentro do template definitivo da revista.

A avaliação é cega, sem identificação dos autores e pareceristas ad hoc.

O tempo entre a recepção do artigo e a primeira resposta dos avaliadores é de até 15 dias. O tempo entre o recebimento e a publicação é de até 60 dias.

Dentre as principais vantagens do processo de avaliação duplo cego adotado pela revista estão:

2.1. desconhecimento da identidade do autor e do revisor, garantido imparcialidade na avaliação;

2.2.  maior credibilidade e prestígio dos processos avaliativos;

2.3.  aprimoramento do processo de comunicação dos resultados das pesquisas.

3. Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação

O periódico e-Acadêmica, ISSN 2675-8539, possui arbitragem científica, cujo objetivo é garantir padrões éticos. Buscamos a concordância dos envolvidos no processo editorial que são os Editores, Conselho Editorial, Avaliadores ad hoc e Autores em relação às boas práticas e comportamento ético. Para tanto, nossa referência é o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do  Committee on Publication Ethics (COPE) que requerem para:

3.1. Editores:

  • Assegurar a manutenção das boas práticas editoriais.
  • Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo da revista e-Acadêmica para o fluxo editorial, tomando como referência o foco temático do periódico, as diretrizes para publicação e aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio.
  • Garantir a proteção da identidade dos autores e dos avaliadores envolvidos no processo de arbitragem.
  • Zelar e proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores.
  • Assegurar um processo anônimo de arbitragem dos artigos (no nosso caso: double-blind peer review da forma mais justa e imparcial possível, assegurando que as informações permaneçam confidenciais.
  • Orientar Editores Convidados, Autores e Avaliadores sobre o fluxo editorial e o processo de arbitragem por pares, o que envolve atendimento às diretrizes da revista, submissão, avaliação e encaminhamentos.
  • Fazer uma adequada seleção dos avaliadores.
  • Organizar a relação dos avaliadores e manter seus dados atualizados.
  • Garantir que materiais não publicados em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas por Editores ou membros do Conselho Editorial sem anuência dos autores.
  • Responder a questionamentos relacionados a um artigo publicado, referentes a possibilidade de má conduta editorial, seguindo as orientações do COPE.
  • Publicar, quando se fizer necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa.
  • Assegurar a autonomia das decisões editoriais.

3.2. Editores Convidados:

  • Selecionar e definir tema e escopo do número especial, bem como o cronograma para submissão e fluxo editorial.
  • Elaborar a apresentação do número especial.
  • Instruir os autores em relação à concepção do número e ao seu fluxo editorial.
  • Verificar, analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo do número para tramitar no fluxo editorial, tomando como referência a concepção, as diretrizes para publicação e os aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio.
  • Garantir, em colaboração com os Editores, adequada escolha dos avaliadores para os artigos.

3.3. Avaliadores, Revisores ou Pareceristas ad hoc:

  • Informar os Editores de sua disponibilidade para avaliar um artigo.
  • Declinar um convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado; da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria; e/ou se houver conflito de interesse.
  • Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações.
  • Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais no que se refere a ética, impessoalidade e, ao respeito aos direitos humanos.
  • Informar os Editores sobre qualquer identificação de violação de boas práticas, de direitos por parte dos autores e/ou de práticas de plágio.

3.4. Autores:

  • É obrigação dos autores, saber o foco, escopo e concepção da revista e-Academica, bem como as diretrizes para submissão.
  • Assegurar que o artigo submetido é original e quando se tratar de ampliação de trabalho publicado em anais de evento científico, assegurar consistente abordagem e significativa análise.
  • Elaborar o artigo com base em boas práticas: em investigação e/ou estudo sistemático realizado, abordando e problematizando coerentemente os dados e apresentando as contribuições para o campo multidisciplinar.
  • É obrigação dos autores, não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico.
  • Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição a qual se vincula a pesquisa retratada no artigo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos.
  • Garantir que não há expressões ou inserções que configurem plágio, bem como dar crédito citando-se as fontes de excertos de outras produções.
  • Assegurar e garantir que o artigo não foi publicado em outro periódico e quando se tratar da tradução de uma publicação internacional, essa informação deve constar na primeira página do mesmo.
  • Manter a comunicação com os Editores, informando, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado.
  • É obrigação dos autores, atribuir a autoria somente a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo.

4. Periodicidade

A revista e-Acadêmica é um periódico de publicação contínua, com números organizados quadrimestralmente.

5. Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

6. Custo de publicação (APC)

A taxa de publicação é de R$ 300,00 (three hundred reais) para autores no Brasil. A taxa de publicação é cobrada apenas para trabalhos aceitos. Não existe taxa de submissão.

Para autores de outros paises o preço é de 100 US$ pagáveis via PayPal.

7. Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

8; Ética da publicação e declaração de negligência de publicação

E revista dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é responsabilidade crucial do autor, editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito. Os autores que enviam artigos para a revista garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

A e-Academica recomenda o uso da lista de verificação e fluxograma do CONSORT 2010 como condição de submissão ao relatar os resultados de estudos randomizados em saúde. Modelos para estes podem ser encontrados aqui ou no site da CONSORT [www.consort-statement.org] que também descreve várias extensões de lista de verificação CONSORT para diferentes projetos e tipos de dados além de dois testes paralelos de grupo. Os artigos devem relatar o conteúdo abordado por cada item da lista de verificação. O atendimento desses requisitos básicos aumentará as chances de eventual publicação.

Pesquisas com seres humanos realizadas no Brasil devem apresentar aprovação do Comitê de Ética no momento da submissão.

9. Fascículos especiais, Suplementos e Dossiês temáticos

Esporadicamente a revista pode realizar chamadas para Fascículos especiais, Suplementos ou Dossiês temático. Nesses casos, os artigos completos serão avaliados de acordo com o processo de arbitragem da revista através da revisão dupla cega.

10.  Software de plágio

Para manter a transparência das informações contidas nas pesquisas, é solicitado do autor, no momento do envio da versão final do manuscrito, um relatório do software de detecção de similaridades (possivelmente o CopySpider ou equivalente como é o caso do Plagium ou outro).

No caso do Software CopySpider, disponível em http://www.copyspider.com.br/main/ , os autores devem enviar o relatório que mostre que o artigo possui no máximo 3% de similaridade com outros arquivos (e a justificativa caso seja maior que 3%).