Análise do espaço físico do estoque de uma prefeitura municipal
Palavras-chave:
Ações corretivas, Almoxarifado, Espaço.; Ações corretivas; Almoxarifado; EspaçoResumo
Atualmente, a pesquisa sobre espaço físico de estoque se destaca nas organizações públicas pois com o tempo, os gestores passaram a notar a real importância de um melhor gerenciamento deste setor. É válido ressaltar que a análise e as reflexões sobre o estoque podem contribuir para melhorias e ganhos com eficiência na movimentação e armazenagem de produtos, na identificação de problemas do dia a dia que atrapalham o trâmite entre os setores, e consequentemente proporcionando um ambiente de trabalho mais ágil e não ocasionando perdas dos produtos oriundos de verbas públicas. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo realizar uma análise do espaço físico no almoxarifado de uma prefeitura municipal. A metodologia do estudo em questão é qualitativa, tratando-se de uma pesquisa com funcionários do almoxarifado central, por meio de um questionário com perguntas abertas. Como resultados o estudo revela que o almoxarifado central não possui um espaço adequado para a circulação de mercadorias, sendo necessária a mudança para outro espaço físico, ou a construção de um novo espaço mais estruturado. Por fim, o estudo conclui que o almoxarifado central da prefeitura não está apto para exercer suas atividades estabelecidas.
Referências
ARAÚJO, M. I. B. G.; BRITO, M. L. A.; WEBER, T. H. G. Licitações públicas: um estudo de caso no município de Acari/RN. Revista de Casos e Consultoria, v. 10, n. 1, p. e1014, 13 ago. 2019.
BOBBIO, Vitor Pinheiro et al. Gestão da Qualidade Aplicada a Instituições de Ensino Superior. Research, Society and Development, Itabira, v. 7, n. 9, p. e1279435, jul. 2018.
BRITO, M. L. A. et al. Operações e P&D em uma associação de pequeno porte que atua com projetos. Pubvet, v. 5, p. 1259, 2011.
BRITO, M. L. A.; PESSOA, G. G. C. ; PESSOA, M. G. C. . Impact of Strategic Planning to a Service Provider Micro-Enterprise. European Journal Of Scientific Research, v. 151, p. 48-57, 2018.
CAVALCANTE, M. C.; BRITO, M. L. A. ; ARAÚJO, M. V. P. . Planejando estratégias de alocação e reinvestimento dos lucros nas organizações rurais: Uma harmonia entre risco e retorno. Espaço Científico Livre, v. 13, p. 56-60, 2013.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 5. ed.São Paulo: Atlas, 2010.
FAUSTINO, Cassiano Rodrigues et al. Utilização do sistema de identificação por rádio frequência no gerenciamento de estoque no setor automotivo. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 7, p. e102973929, abr. 2020.
FRANCISCHINI, Paulino G.; GURGEL, Floriano A. Administração de materiais e do patrimônio. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
MACHADO JUNIOR, Wilton Antonio et al. Controle de estoque: gestão de processos utilizando a ferramenta Kanban com o suporte da metodologia ágil Scrum. Research, Society and Development, Itabira, v. 8, n. 1, p. e2381531, jan. 2019.
MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5. São Paulo: Atlas, 2008.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Saraiva, 2009.
MONTANHEIRO, W. J.; FERNANDES, L. A. Gestão de estoques de materiais em uma confecção. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 5., 2008.
OLIVEIRA, E. et al. Informação e vantagem competitiva em organização de móveis e eletros. Revista de Casos e Consultoria, v. 7, p. e712, 2016.
PAOLESCHI, B. Logística industrial integrada: planejamento, produção, custo e qualidade a satisfação do cliente. São Paulo: Érica, 2009.
RICHARDSON, R. J., et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
RODRIGUES C. C. P.; OLIVEIRA J. O. Um estudo sobre a gestão de estoques intermediários em uma empresa brasileira de manufatura de produtos a base de papel. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. Niterói, RJ, Brasil, 2008.
SANTOS, Jadir Perpétuo dos; SILVA, Jonatas Soares da. Custo da qualidade usado na estratégia de gestão de empresas. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 3, p. e65932387, fev. 2020
SILVA, L. A. C. ; ARAÚJO, M. V. P.; BRITO, M. L. A. . Logística intermodal no estado do Rio Grande do Norte: um estudo exploratório. Research, Society and Development, v. 7, p. e477100, 2018.
SILVA, Valdilene Gonçalves Machado et al. Controle de estoque: um estudo sobre a eficiência da gestão de estoque numa distribuidora atacadista em Divinópolis, MG. Research, Society and Development, Itabira, v. 7, n. 5, p. e575152, jan. 2018.
SOARES, J. D.; BRITO, M. L. A. Análise do processo produtivo: a realidade de um abatedouro municipal. Revista de Casos e Consultoria, v. 10, n. 1, p. e10118, 20 dez. 2019.
TEIXEIRA, C. H. S. B. et al. O desenvolvimento do conhecimento na Pesquisa e Desenvolvimento e o registro através de patentes no Brasil ? uma experiência profissional. Research, Society and Development, v. 6, p. 370-381, 2017.
TEIXEIRA, R. L. P.et al. Os discursos acerca dos desafios da siderurgia na indústria 4.0 no Brasil. Brazilian Journal of Development, v. 5, p. 28290, 2019.
VILELA, Claudiana Nogueira et al. Como a gestão da qualidade pode contribuir para a redução da não conformidade em indústrias moveleiras de Carmo Do Cajuru, MG. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 1, p. e100911674, jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.