O currículo multiverso nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v3i1.88Palavras-chave:
Currículo escolar; Educação; Multiverso; Tecnologias.Resumo
As transformações sociais na contemporaneidade trouxeram mudanças e novas propostas de pensar e educar, como conceitos como multiculturalismo, pluralismo e multiversos. Tais conceitos foram recebidos pela educação e estão presentes nos PCNs como temas transversais e no cotidiano escolar como currículo multiverso, podendo ser exemplificado na utilização de tecnologias para a construção de aprendizagens. Nessa perspectiva, a problemática define-se em: o currículo multiverso pode-se tornar realidade nas escolas através da utilização de tecnologias? O presente estudo justifica-se pela necessidade de se traçar um panorama a respeito da temática currículo multiverso ou plural nas escolas, dentro do contexto de tecnologias. O mesmo tem por objetivo geral analisar a temática currículo multiverso ou plural nas escolas, e de forma específica: conceituar currículo escolar; definir as características de currículo multiverso e relacionar currículo e tecnologias. Para tal, utilizou-se de metodologia de caráter qualitativo, em relação aos objetivos, exploratória e descritiva e no que concerne os procedimentos de pesquisa, bibliográfico. A pesquisa foi realizada em meio virtual, em bases de dados confiáveis como Scielo, com artigos científicos e livros em formato pdf, com os descritores currículo escolar, multiverso, tecnologias e educação. Os resultados e as discussões estão divididos em três tópicos, dos quais: O currículo escolar, O currículo multiverso ou plural, e as tecnologias digitais. As conclusões acertadas e impressões da autora estão nas considerações finais.
Referências
Brasil. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelecer as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 de dezembro de 1996.
Conte, E., & Martini, R. M. F. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? Educação e Realidade, vol. 40 (4), Porto Alegre, Oct-Dec 2015. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/edreal/a/6dtyr69fvxK7bBmCm5H35FQ/?lang=pt>.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas da pesquisa social. (6aed.), Atlas.
Fernandes, A. V. M., & Paludeto, M. C. (2010). Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cadernos Cedes, 30(81), 233-249.
Freire, P. (1974). Educação como prática da liberdade. Paz e Terra, 1983. _. Pedagogia do oprimido, 17
Goodson, I. F. (1995). Currículo: teoria e história, Vozes.
Jesus, A. R. de. (2008). Currículo e educação: conceito e questões no contexto educacional. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 8., Anais. Curitiba http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/642_840.pdf.
Maçã, MW (2006). Ideologia e currículo. (3a ed.), Artmed.
Minayo, M. C. de S. et al. (2009). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. (28a ed.), Vozes
Pacheco et al., J. A. (2019). O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem. Educação. UNISINOS, 2,2 (4) http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400268&lng=es&nrm=iso>.
Ponce, B. J. (2009). A educação em valores no currículo escolar. Revista e-curriculum, 5(1).
Ropoli, E. A., Mantoan, M. T. E., Santos, M. T. D. C. T. D., & Machado, R. (2010). A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. A escola comum inclusiva.
Sacristán, J. G. (2000) Currículo: uma reflexão sobre a prática. Artes Médicas.
Saul, A. M. (2007) Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. (7a ed.), Cortez.
Sousa, L. A., Junior, J. A. F. P. & Silva, S.A. (2019) Avaliação Educacional e Formação de Professores. Curitiba.
Silva et al., A. A. da. A importância de educar na pluralidade multicultural – desconstruindo preconceitos. CONEDU. Anais. Brasil, 2019. Disponível em:< https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1430_05092019181604.pdf
Vieira, M. G. G., Cusati, I. C. & Costa, K. F. (2018). Por um currículo plural na perspectiva do multiculturalismo. Dialogia. 30, 157-68
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aline dos Santos Moreira de Carvalho; Gabrielle Oliveira dos Santos Anchieta; Léia Flauzina da Silva Albuquerque; Pacifico Ferraz Souto; Viviani de Sá Merísio; Veronica Cristina Pinto de Amorim; Lana Cristina de Almeida Silva; Marta Martins de Oliveira; Sabrina da Silva Menezes; Pedro Carlos Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.