Gestão do Database como estratégia de marketing para a atração e retenção do cliente nos serviços de hotelaria em Pemba: Multiestudo dos hotéis Serra e Mar
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v6i2.644Palavras-chave:
Database marketing; Atracção e retenção de clientes; Marketing; Marketing de serviços; Gestão do relacionamento com o cliente.Resumo
A presente pesquisa será realizada para compreender em que medida os hotéis usam o database marketing para a atracção e retenção de cliente e, ela investiga os níveis de existência, conhecimento e uso do database para acções de marketing que possam colaborar para a atração e retenção dos clientes. O objetivo geral é apresentar a gestão do Database como estratégia de Marketing para a atração e retenção do cliente nos serviços de hotelaria em Pemba: multiestudo dos hotéis Serra e Mar e objectivos específicos descrever as acções de marketing para atração e retenção dos clientes dos hotéis e; analisar a relação entre o uso do database do hotel e o marketing de atração e retenção de clientes. Inicialmente, apresenta a introdução com o referencial teórico sobre o marketing de serviços, a gestão do relacionamento com o cliente (CRM), a atração e retenção de clientes e o funcionamento do database marketing, aplicado ao ramo hoteleiro. A metodologia é qualitativa, tendo como instrumento de recolha de dados a condução de entrevista a gestores hoteleiros. A análise e interpretação de dados, pretende cruzar os dados do campo com o referencial teórico da pesquisa. A pesquisa está em andamento e, tem como consideração final parcial que os hotéis usam as bases de dados em acções de marketing para a atracção e retenção dos clientes, porém em baixa escala.
Referências
Bhavana, B., (2025). How Database Marketing can grow your Business. Saras.
https://www.sarasanalytics.com/blog/learn-about-database-marketing-to-grow-your-business.
Bogmann, I. (2000). Marketing de relacionamento: Estratégias de fidelização e suas implicações financeiras; São Paulo, Editora Nobel.
Caetano, J., & Rasquilha, L., (2010). Gestão de Marketing. Lisboa: Portugal: Escolar editora.
Chen, N., (2022). Research on E-Commerce Database Marketing Based on Machine Learning Algorithm. Wiley Online Library.
Kotler, P, & Amstrong, A., (2007). Princípios de marketing. (12ª ed.). Sao Paulo, Editora Pretence Hall.
Kotler, P. e Keller, K. (2012). Administração de marketing. (14.ª ed.). São Paulo, Editora Pearson Education do Brasil.
Kotler, P. (2005). Responde as suas dúvidas: O marketing sem segredos. Porto Alegre, Brasil: Bookman.
Kotler, P., (2000). Marketing para o século XXI. Lisboa, Portugal: Editorial Presença.
Mandal, P., (2022). The Roles of Customer Databases and Database Marketing in Marketing Intelligence: A Business Ecosystem Perspective. Researchgate. Volume (n.3). pp. 1-18.
Marangoni, S. (2015). Marketing de serviços. Rio de Janeiro, Brasil: SESES.
Quintas, M. A. (2006). Organização e gestão hoteleira: Estrutura e funcionamento dos empreendimentos hoteleiros. (Vol. I). Lisboa, Portugal: Oteltar - consultores de hotelaria e turismo Lda.
Quintas, M. A. (2006). Organização e gestão hoteleira: Marketing e vendas em empreendimentos hoteleiros. (Vol.III). Lisboa,
Portugal: Oteltar- consultores de hotelaria e turismo Lda.
Pereira A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free e-book]. Editora UAB/NTE/UFSM.
Prodanov, C., & Freitas, E. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho. acadêmico. (2.ed.). Novo Hamburgo: Feevale.
Nafisah, S., Sa'adah, N., & Effendy, N., (2024). Marketing strategy of library digital services. DESIDOC Journal of Library & Information Technology. pp.346-352.
Rahmiati, A., & Fajriyah, E., (2024). The Implementation of Marketing Mix Strategy in Marketing Educational Services at Raudhatul Athfal Al Muttaqin Cirebon. Researchgate. pp. 90-102.
Roim, T., & Pereira, J., (2012). A classifincação hotleira e sua importância para a qualidade dos serviços prestados pelos meios de hospedagem. Revista científica eletrônica de turismo. (Ano IX): Periodicos Semestral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Safira Gil Chirindza; Vanusa Patrícia Bruno de Morais Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.