Como a Gestão de Pessoas tem sido influenciada por meio da Síndrome de Burnout e qual o seu impacto na Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.143

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout; Organização/Corporação; Ensino; Produtividade; Desenvolvimento Profissional.

Resumo

Introdução: A Síndrome de Burnout (SB) é uma doença que por conta do excesso de trabalho ou por pressão psicológica, afeta diretamente o estado emocional e o físico. É um distúrbio gerado pela exaustão oferendo integralmente risco a saúde dos indivíduos gerais, sobretudo, dos profissionais a quem estão submetidos a essa doença. Objetivo: as dificuldades presentes no cotidiano do profissional Administrador de Empresas. Metodologia: Foram realizadas busca por material científico relacionado as principais consequências da SB na área, por meio de bases de dados como: Pubmed, Biblioteca virtual da Saúde, LILACS e Google Acadêmico. Foram selecionados artigos e livros com texto disponível na íntegra que tivessem relação com o tema proposto, escritos em português ou inglês e publicados nos últimos 20 anos, visto que não há uma vasta literatura sobre o assunto a ponto de nos restringir a artigos mais novos. Após leitura inicial dos resumos, 15 artigos foram selecionados para leitura na integra e compor o corpo estrutural dessa revisão literatura. Considerações FINAIS: A SB é um tema polêmico, que ainda encontra-se divergências em como avaliar a melhor maneira de se conduzi-la diante do cenário empresarial, é de grande importância que as organizações tenham políticas que promovam a interação e integridade profissional e assim, introduzir essas características ao setor Administrativo, pois, está interligado com todos os aspectos da SB. Ainda assim, fica a sugestão de que novas pesquisas devam ser submetidas para o melhor desenvolvimento e entendimento na aplicação dos estudos elaborados sobre esta questão.

Referências

Alencar, B. E. R., Gomes, R. C. N. T., Ferro, I. T., Viana, A. B., Grangeiro, G. R., Pereira, C. T. F., ... & Maia, G. M. C. (2022). Compreendendo o adoecimento mental pelo esgotamento profissional da Síndrome de Burnout: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, 5(1), 2642-2658.

Brito, L. C., Junior, E. R., & Ribas, F. T. T. (2009). A Relação Entre a Satisfação no Trabalho e a Síndrome de Burnout. Santa Cruz do Sul: Centro de Ensino Superior Dom Alberto.

Ceribeli, H. B., & Sousa, T. F. C. (2020). Burnout e o silêncio organizacional. Perspectivas Contemporâneas, 15(1), 71-91.

Costa, A. L. L. D. (2021). A Influência das Práticas de Gestão de Recursos Humanos no Burnout: O papel mediador do Comprometimento Organizacional (Doctoral dissertation, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).

de Oliveira, L. O., & de Oliveira, S. M. K. (2016). A síndrome de burnout nas organizações. Maiêutica-Estudos Contemporâneos em Gestão Organizacional, 4(1).

dos Santos, E. L. (2018). A era do Burnout. GV executivo, 17(2), 16-19.

Fritche, A. T. C. (2020). Burnout-uma ameaça à integridade do trabalhador com sérios prejuízos às organizações. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, 19(36), 91-102.

Kovaleski, DF, & Bressan, A. (2012). A síndrome de Burnout em profissionais de saúde. Saúde & Transformação Social/Saúde & Mudança Social , 3 (2), 107-113.

Lopes, C. F. V. (2017). O efeito das práticas de gestão de recursos humanos na síndrome de" burnout" dos docentes de uma escola profissional (Doctoral dissertation).

Lopes, L. F. D., de Oliveira, A. C., do Nascimento Rocha, R. P. N., Lopes, F. G., Lima, M. P., & Chiapinoto, F. V. (2022). Estresse ocupacional em colaboradores de um clube recreativo: o papel das estratégias de enfrentamento. Revista Brasileira de Saúde, 5 (1), 1769-1791.

Queiroz, C. S., & de Souza, R. S. (2019). Gestão de recursos humanos e adoecimento nas organizações: uma reflexão acerca dos profissionais da gestão de pessoas. Revista Innovare.

Sandes, A. S. D. N., & Silva, A. F. D. (2018). a influência da síndrome de burnout no clima organizacional um problema do indivíduo ou do seu contexto de trabalho.

Sanchez, F. F. S., & Oliveira, R. (2016). Aspectos mediadores e desencadeadores da síndrome de burnout nos enfermeiros. CuidArte, Enferm, 61-67.

Sépe, A. C. H. (2011). Estresse x Trabalho: Qualidade de vida nas organizações. Monografia (Curso de Especialização em RH-Gestão de Pessoas e Competências), Centro Universitário Filadélfia-UNIFIL, Londrina.

Sunhiga, G. E., & Costa, D. H. (2022). A Síndrome de Burnout no setor de Radiologia. E-Acadêmica, 3(1), e073187-e073187.

Downloads

Publicado

30/05/2022

Como Citar

Santos, Élide de S. ., Sousa, J. dos S. de ., Sunhiga, G. E. ., & Costa, D. H. . (2022). Como a Gestão de Pessoas tem sido influenciada por meio da Síndrome de Burnout e qual o seu impacto na Administração. E-Acadêmica, 3(2), e1132143. https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.143

Edição

Seção

Artigos