A importância da escolha e enquadramento tributário para futuros empreendedores e os efeitos dos impactos do planejamento tributário em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.142Palavras-chave:
Contabilidade Tributária; COVID-19; Ensino; Tributos; Pandemia.Resumo
A contabilidade aplicada ao negócio tem sido uma das ferramentas mais acionada para a tomada de decisão dentro de uma companhia. Com o avanço da tecnologia e por meio diversas para a desburocratização de serviços antes centralizados aos profissionais da contabilidade e que agora pode ser executado por qualquer leigo. Foi levado em consideração a situação do nosso momento atual (pandemia do COVID-19). O impacto desse vírus em diversas profissões, contribuiu significativamente negativo para diversos negócios e profissões. Deste modo, o objetivo desse estudo é evidenciar que com um bom planejamento tributário, as empresas podem minimizar suas perdas e ressaltar a necessidade de se manter ativa e saber lidar com as adversidades. Este artigo, foi construído em duas etapas: a primeira, fez valer-se de livros de metodologias, direito e contabilidade tributária, além do ambiente virtual para leis, decretos, DOU, livros, e o Google Scholar para artigos científicos de revisão da literatura publicados nos últimos 12 anos, com busca de artigos completos de revisão sistemática e metanálise. nos idiomas em português, selecionados em periódicos específicos em administração e contabilidade. Na segunda etapa, foi perguntado para 30 microempreendedores de um bairro da zona leste da cidade de São Paulo, por meio de um questionário de 9 questões, de simples respostas sobre a especificidade do assunto. para atender aos critérios de uma pesquisa de revisão, sobre o a importância da escolha e enquadramento tributário para futuros empreendedores e os efeitos dos impactos do planejamento tributário em tempos de pandemia.
Referências
Brasil. (1966). Lei nº 5.172 de 25 de outubro de 1966. Código Tributário Nacional, Brasília, DF
Fabretti, L. C. (2000). Contabilidade tributária. Editora Atlas SA.
Ferrari, E. L. (2012). Contabilidade Geral: teoria e 1.000 questões (12a ed.), Ed. Impetus.
Gil, A. C. (2017). Pós-Graduação-Metodologia-Como Elaborar Projetos de Pesquisa-Cap 2.
Hendriksen, E. S. & Van Breda, M. F. (2010). Quatro mil anos de contabilidade. In: Hendriksen, E. S. & Van Breda, M. F. (2010). Teoria da Contabilidade. Ed. Atlas.
Iudícibus, S. de. et al. Contabilidade introdutória. (11a ed.), Atlas, 2010.
Hendriksen, E. S.; breda, M. F. V. Teoria da contabilidade. (5a ed.), Atlas, 2007.
Iudícibus, S. de; marion, J. C. Introdução à Teoria da Contabilidade. (5a ed.), Atlas, 2008.
Santos, Antônio Raimundo Joaquim. Metodologia cientifica. (6a ed.), Atlas, 2009
Pêgas, P. H. B. Manual de contabilidade tributária. (9a ed.), Freitas Bastos, 2012.
Lucro presumido. (2000). Receita Federal do Brasil, Brasília, https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/ecf-escrituracao-contabil-fiscal/perguntas-e-respostas-pessoa-juridica-2015/capitulo-xiii-irpj-lucro-presumido.pdf/view
Lucro Real. (2000). Receita Federal do Brasil, Brasília. https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dipj-declaracao-de-informacoes-economico-fiscais-da-pj/respostas-2008/capitulo-vi-irpj-lucro-real-_introducao_-2008.pdf/view
Simples nacional. (2020). Simples Nacional do Brasil. http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/
Lucro Arbitrado. (2020). Receita Federal do Brasil. Disponível em: https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/ecf-escrituracao-contabil-fiscal/perguntas-e-respostas-pessoa-juridica-2015/capitulo-xiv-lucro-arbitrado.pdf/view . Acesso em: 28/09/2020.
Momo, F. D. S., & Habckost, G. S. (2022). Contabilidade: o mercado de trabalho e suas áreas de atuação.
Pessoa, M. L. J., Silva, S. L. P., da Silva Silva, J. D., & Santos, A. R. S. (2022). A contabilidade gerencial na gestão de empresas durante a pandemia da covid-19. Desafio Online, 10(1).
Fragoso, F. R., & de Oliveira Brites, V. (2022). Uma análise bibliométrica da produção científica publicada no congresso usp de iniciação científica em contabilidade sobre o tema “planejamento tributário”. Revista Cadernos de Negócios, 1(2).
Parra, O. (2022). Controle do quê e para quem? Tribunais de Contas, Desenvolvimento e Democracia no Brasil. Editora Dialética.
Carvalho, Gud (2022). O desempenho de governança corporativa e a evidenciação contábil como contribuições das empresas de nível aberto elementos e a bolsa de valores B3.
dos Santos, D. A., Moraes, G. A., de Souza, R. A., & de Almeida Lopes, T. S. (2022). A importância do planejamento tributário para as micro e pequenas empresas. Aten@-Revista Digital de Gestão & Negócios-, 2(4), 19-31.
Paulsen, L. (2022). Curso de direito tributário completo. Saraiva Educação SA.
Marques, CB (2022). Evitação e evasão fiscais: a fina limite entre o planejamento tributário e a fraude à leI. Revista Gênero e Interdisciplinaridade, 3 (01).
Frare, A. B., Fernandes, C. M. G., Horz, V., & Barbosa, M. A. G. (2022). Manual mercador da idade média sobre negócios e contabilidade: a arte do comércio por Benedetto Cotrugli em 1458. Enfoque: Reflexão Contábil, 41(1), 23-38.
Terebinto, C. F., & Vier, A. J. (2022). O home office nos escritórios contábeis localizados em novo hamburgo e são leopoldo (RS). Revista Eletrônica de Ciências Contábeis, 11(1), 113-144.
Moreira, A. (2022). Automação dos processos contábeis.
Alves, F. A., de Melo, G. C. V., do Nascimento, Í. C. S., & Moreira, C. S. (2022). Planejamento tributário e análise dos incentivos fiscais da SUDENE em uma empresa de fruticultura localizada em Mossoró/RN. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, 7(2), 87-101.
Takada, M. Y., Matsuda, P. M., & Maclennan, M. L. F. (2022). Validações de entregas em produtos desenvolvidos com métodos ágeis em uma startup Edtech. Gestão e Projetos: GeP, 13(1), 77-98.
David, ACC (2022). Análise do teor de bixina e produtividade de três variedades de Bixa orellana L.
Mendes, L. L. F. (2022). A conta vinculada nos contratos de terceirização: uma análise custo-benefício da utilização do instrumento pela Administração Pública. Editora Dialética.
Souza, L. D. M. (2022). Impacto do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços no e-commerce.
Siqueira, G. M. D. (2020). A constitucionalidade e os possíveis efeitos socioeconômicos da alteração do art. 10 da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995, proposta pelo projeto de Lei nº 2015/2019, relativamente à isenção do imposto de renda sobre dividendos distribuídos por pessoa jurídica.
Fragoso, F. R., & de Oliveira Brites, V. (2022). Uma análise bibliométrica da produção científica publicada no congresso usp de iniciação científica em contabilidade sobre o tema “planejamento tributário”. Revista Cadernos de Negócios, 1(2).
Nascimento, E. (2022). Fraudes contábeis em estoques: uma análise de deficiência nos controles internos e a governança corporativa. Editora Dialética.
Contábil. Araguari, 22 abr. 2017. <https://www.jornalcontabil.com.br/como-funciona-mudanca-de-regime-tributario-da-empresa/>.
Zago, J. A., da Silva, L. T., & Rigo, V. P. (2022). Impacto da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS: estudo sobre a decisão do STF e seus efeitos em uma empresa do segmento alimentício. Revista ambiente contábil-Universidade Federal do Rio Grande do Norte14(1), 69-87
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mario Luiz Marcondes Pereira; Saulo Figueredo Rocha; Enivalda Alves da Silva Pina; Denis Honorato Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.