Aspectos psicossociais da Síndrome de Turner
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v3i2.127Palavras-chave:
Síndrome de Turner; Desenvolvimento psíquico; Interação social.Resumo
A Síndrome de Turner (ST) ocorre em 1 a cada 1.500 crianças nascidas-vivas, exclusivamente de risco feminino suas características físicas são pescoço alado, tórax alargado e baixa estatura. As implicações psicossociais, no entanto, são deixadas de lado e às vezes esquecidas. Com esta revisão bibliográfica objetivou-se a retomada e a investigação de como a interação social da portadora pode ser afetada, bem como a análise dos aspectos psicológicos e possíveis conflitos interpessoais relacionados a autoestima. O referencial teórico se deu a partir da leitura de outras fontes- que não a do artigo base: “Aspectos Psicossociais da Síndrome de Turner”. Foram avaliados artigos que elucidavam essa alteração cromossômica e foi realizado o levantamento de fontes de pesquisa importantes como os guias do Ministério da Saúde. Foram corroborados problemas na autoestima e dificuldade de aprendizagem, a baixa estatura é o principal fator de impactos emocionais e que a superproteção dos pais reforça a dependência e imaturidade das portadoras. Desse modo, é imperativo que à ST seja dada a devida importância para que haja a desmistificação de que as portadoras não são capazes de realizar atividades socialmente tidas como normais. Esse estudo agrega conhecimento sobre a ST, que ainda não é vista com a devida relevância, como também promover um debate de como as portadoras são tratadas nos mais diversos âmbitos da saúde.
Referências
AGUILAR, Maria José et al. Genómica Social: Relações entre teoria da mente e cariotipo em mulheres com diagnóstico de Síndrome de Turner. 2019.
ANTUNES, Andressa Moreira; JULIO-COSTA, Annelise; HAASE, Vitor Geraldi. Variações cariotípicas na Síndrome de Turner: uma análise do fenótipo cognitivo. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Juiz de Fora, v. 8, n. 2, p. 348-358, dez. 2015.
ARAUJO, Carla Popoi et al. Desenvolvimento Sexual e Cognitivo das Portadoras da Síndrome de Turner: Sexual and Cognitive Development of Turner's Syndrome Porters. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro, v. 2, p. 61-74, jul. 2006.
BECHER, Thalya Vitória et al. Mosaicismos e polimorfismos genéticos na síndrome de Turner: revisão de literatura Mosaicismos e polimorfismos genéticos na síndrome de Turner: revisão de literatura. Revista Brasileira de Saúde, v. 4, n. 4, pág. 16723-16730, 2021.
BRASIL, Ministério da Saúde-Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Síndrome de Turner. 2010.
CHVATA, Vera Lúcia Soares; BÖTTCHER-LUIZ, Fátima; TURATO, Egberto Ribeiro. Síndrome de Turner e variantes: reações e mecanismos psicossociais adaptativos. Revista Psicologia e Saúde, v. 1, n. 1, p. 9-14, 2009.
CHVATAL, Vera Lúcia Soares, et al. Síndrome de Turner e Variantes: Reações e Mecanismos Psicossociais Adaptativos. Revista Psicologia & Saúde. v. 1, n. 1, jul./dez. 2009.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Síndrome de Turner: Diagnóstico e Tratamento. Teresina. CFM, 2006.
DA SILVA BALBINO, Vanessa et al. Uma visão sobre a Síndrome de Turner na perspectiva inclusiva: estudo de caso. 2022
DA SILVA BALBINO, Vanessa et al. Uma visão sobre a Síndrome de Turner na perspectiva inclusiva: estudo de caso.
DA SILVA, Rayane Ferreira et al. Investigação de cromossomo e em casos de Síndrome de Turner em Alagoas. Gep News , v. 2, n. 2, pág. 55-65, 2020.
DANTAS, Samara Raquel Leite et al. Síndrome de Turner, Características Fenotípicas e Tratamento. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais. Fortaleza (CE) DeVry Brasil
DE CAMPOS PADILHA, Doriana Aparecida et al. Síndrome de Turner-Tratamento e Qualidade de Vida. Seminários de Biomedicina do Univag , v. 3, 2021.
DE RIZZO BORDIGNON, Daniela Cristina; PINTO, Francielli Helena Bueno; PALHARINI, Talissa Almeida. NTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SÍNDROME DE TURNER POR MEIO DA EQUOTERAPIA: ESTUDO DE CASO. Ciência & Inovação, v. 6, n. 1, 2021.
DUARTE, Ana Carolina. Mulheres com síndrome de Turner: relação entre física e qualidade de vida. 2016.
LIPAY, MVN, et al Disgenesias Gonadais e Tumores: Aspectos Genéticos e Clínicos. Arq. Bras. Endocrinol Metabol. 2005.
NETO, Santos; SILVA, Gérson. Perfil neuropsicológico da síndrome de Turner: análise a partir do imprinting parental. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2021
ORBAÑANOS, Ríos et al. Syndrome: From Birth to Adulthood. Endocrinol Nutr. (PubMed). Dec.62(10) p. 499-506. 2015.
POWELL-HAMILTON Nina N. Síndrome de Turner. Manual MSD. 2016
SUZIGAN, Lígia Zuppi C. et al. Aspectos Psicossociais da Síndrome de Turner. Arq. Bras. Endocrinol Metab [online]. vol. 49, Nº 1, p. 157-164, 2005.
VIGUETTI, Nilma; MACIEL-GUERRA Andréa T. Baixa Estatura na Infância e Síndrome de Turner: uma associação mais frequente do que se supõe. Short Stature and Turner Syndrome: an Association more Frequent than Expected. JORNAL DE PEDIATRIA. v. 70, nº3, p. 172-174. 1994.
GONÇALVES, Ildiane Aparecida et al. A Coarctação da Aorta na Síndrome de Turner: um relato de caso/Aortic Coarctation in Turner Syndrome: a case report. Revista Científica UNIFAGOC-Saúde, v. 5, n. 1, pág. 69-77, 2021.
DE CAMPOS PADILHA, Doriana Aparecida et al. SÍNDROME DE TURNER-TRATAMENTO E QUALIDADE DE VIDA. Seminários de Biomedicina do Univag, v. 3, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mikael Coutinho Silva; Valdomiro Jorge de Assunção; Janyne Daniel da Cunha França da Silva; Nelson Lopes Aragão Filho; Sara Raquel Brandão Silva Pamponet de Cerqueira; Sabrina de Sousa Campelo; Narlla Gabrielly Sampaio do Nascimento ; Thiciane Teixeira Ribeiro Gonçalves; Patrielly Oliveira Trindade; Fernanda Soares Rezende Carmo; Thiago Sousa Medeiros; Renata Medeiros da Silva; Artur Anibal Nunes Moraes; Tauã Lima Pereira; Isadora Lima Pereira; Vinicius Raposo de Sousa Lima; Nathalia Sousa Jorge; Rebeca Carvalho de Aguiar ; Camila Costa Lacerda de Sousa; Kawana Teles Sousa; Raul Enzo Froes Campelo; Silas Dutra Souza; Thaiana Abas de Moraes Rego
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.