A Influência da Reforma no sector Público na Qualidade do Atendimento do Baú municipal em Moçambique

Autores

  • Chibalonza Mpenda Universidade Católica de Moçambique
  • Grécia da Nina Eugénio Universidade Católica de Mocambique

DOI:

https://doi.org/10.52076/eacad-v6i1.601

Palavras-chave:

Reforma no sector Público; Qualidade do atendimento; Modernização administrativa; Gestão Pública.

Resumo

Este estudo analisa o impacto da reforma no sector público na qualidade de atendimento oferecida aos cidadãos. A pesquisa busca compreender como mudanças estruturais, organizacionais e tecnológicas afetam os serviços público, considerandos a Perspetiva dos utentes e dos funcionários. No entanto, investiga como as reformas administrativas influenciam a qualidade do atendimento no sector público. Para isso, utiliza uma bordagem qualitativa baseada em analise documental e entrevistas semiestruturadas com funcionário públicos e utentes /cidadão. os resultados indicam que, embora as reformas promovem eficiência e modernização, os desafios relacionados à capacitação, recursos financeiros e resistência à mudança ainda limitam a melhoria na qualidade do atendimento, as reformas possam melhorar aspectos operacionais, a qualidade do atendimento depende de factores como investimento em capacitação, infraestrutura adequada e políticas que garantam e equidade. A experiência dos usuários mostrou que as mudanças tecnológicas embora positivas , precisam ser acompanhadas de melhorias na interação de cidadão .conclui-se que, apesar das melhorias na estrutura organizacional , a implementação das reformas ainda enfrenta obstáculos relacionados à capacitação profissional e ao acesso igualitário aos serviços e investir em capacitação , fomentar a participação dos servidores no planejamento das mudanças e garantir recursos suficientes são estratégias fundamentais para alcançar resultados mais consistentes .

Referências

Amaral, W. (2003). Guia para apresentação de teses, dissertações trabalhos de graduações. (2a . ed.). Maputo, Moçambique: universitária- UEM.

Azevedo, A. (2007).Administração pública, modernização administrativa, gestão e melhoria dos processos administrativos caf esiadap, porto : vida economica

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. (70. ed.). Săo Paulo: Brasil.

CIRESP. (2001). Estratégia Global da Reforma do Sector Público 2001-2011. Comissão Interministerial da Reforma do Sector Público. Maputo, Moçambique

Cruz, A. (2002). A reforma do sector publico.in Eds.

EGRESP (2001). Estratégia Global da Reforma do Sector Publico. Maputo, Moçambique: Imprensa Nacional.

Ferreira, R., & Lima, A. (2020). Reformas administrativas e a qualidade do serviço público: uma análise critica. Revista de

Administerial publica,54(3), 345-362.

Hood, C. (1998). A public Administration for all season public Administration, university press: oxford.

Lane, Jan-Erik. (2005). Public administration and public management: the principal-agente perspective. London/New York Routledge.

Lobos. (1991). Qualidade através das pessoas. Editora do Instituto da Qualidade.

Lopes, J., Silva, H., & Morais, E. (2019). Teste do pensamento critico e criativo para estudantes do ensino superior. Revista lusófona de educação, 44(44), 173-189.

Mendes, J. (2021). Nova Gestão publica: impactos e desafios. Cadernos de Gestão público Brasil.

Mendes, A (2020). A pintura como tema. Catálogo. “O chão do paraíso”. câmara municipal de Gondomar, Gondomar.

Moçambique, R. D. (2006). Programa da Reforma do sector público-I-III fase (2006-2011). Autoridade nacional da função pública. Maputo: Moçambique.

.

Moçambique, R. D. (2011). Estratégia Global da reforma do sector público 2001-2011.Comissão interministerial da reforma do sector público (CIRESP). Maputo: Moçambique.

Muller, H. (1992). Service Marketing. Berlin/ Heidelberg: Springer.

Oliveira, P., & Santos, L. (2019). A modernização do setor público e seus efeitos no atendimento ao cidadão. Revista Gestão e Sociedade.

Silva, A., & Rocha, M. (2018). Capacitação de servidores como fator critico nas reformas administrativas. Revista Brasileira de Administração públicos.

Paladini, E. (2000).. Gestão da qualidade no processo: a qualidade na produção de bens e Serviços. Editora Atlas.

Pereira, G. S; et al. (2021). Importância da qualidade do serviço na gestão hospitalar. Salvador, BA: revista eletrónica

Downloads

Publicado

14/01/2025

Como Citar

Mpenda, C., & Eugénio, G. da N. . (2025). A Influência da Reforma no sector Público na Qualidade do Atendimento do Baú municipal em Moçambique. E-Acadêmica, 6(1), e0561601. https://doi.org/10.52076/eacad-v6i1.601

Edição

Seção

Ensino e Ciências Educacionais