A utilização da segmentação de mercado para melhor posicionamento de uma empresa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52076/eacad-v3i3.355

Palavras-chave:

Marketing; Segmentação de mercado; Estratégia; Empresa.

Resumo

A segmentação de mercado (S.M.) é um empenho para crescer a assertividade do setor de marketing da empresa. Segue uma filosofia voltada para o cliente, onde se descobre as necessidades dos compradores de um segmento e então é elaborado um produto ou plano de marketing para atingir esse segmento, atendendo as necessidades específicas do grupo escolhido. Deste modo, essa revisão de literatura tem como objetivo expor a importância de implantar a estratégia de segmentação, apresentando desde seu conceito até vantagens, bases e métodos de aplicação. Além de, especificar estratégias para a seleção de mercado alvo. Para essa revisão da literatura narrativa, foram realizadas pesquisas bibliográficas entre agosto e outubro através de ferramentas como o Google Acadêmico, E-acadêmicas e livros com texto disponível na íntegra que tivessem relação com o tema proposto, escritos em português. Desta forma, foram selecionados artigos com o tema pertencente à segmentação de mercado. O corpo estrutural para o estudo da pesquisa é composto por 25 artigos de revisão sistemática de um total de 63.200 artigos. Foi observado que a segmentação de mercado é uma ferramenta que tem como objetivo tornar mais clara e certeira a estratégia de marketing de uma empresa onde o conhecimento a fundo dos clientes, do mercado de atuação e a identificação de oportunidades são alguns fatores que levam a empresa a segmentar mercados. Para atender as transformações que o mercado exige, as empresas devem utilizar inovação e estratégias diferenciadas, especializando-se em um segmento onde possa atender melhor a necessidade dos clientes.

Referências

Alves, L. A. X. (2006). Segmentação de mercado como estratégia de marketing: caso GVT (Monografia). Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, Brasília, DF, Brasil.

Bertoque, A. K., & Bastos, C. M. (2022). Marketing digital e e-commerce: estudo de caso do maior player de vinhos da américa latina–wine. Múltiplos Acessos, 7(1), 67-78. https://doi.org/https://doi.org/10.51721/2526-4036/v7n1a7

Bernuzzi, G. M. (2022). Segmentação de mercado em academias esportivas: uma revisão da literatura

Cobra, Marcos. (1992). (2.ed.). Administração de marketing. Atlas.

Cordeiro, A. M., Oliveira, G. M. D., Rentería, J. M., & Guimarães, C. A. (2007). Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 34, 428-431.

Crescitelli, E., Shimp, T. A., & Leal, M. M. (2012). Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. Cengage Learning Edições Ltda.

Ferreira, F. H. G. (2000). Segmentação de mercado. Biblioteca temática do empreendedor.

Franco, M. L. P. B. (2020). Análise de conteúdo (Vol. 6). Autores Associados.

Gomes, I. M. (2005). Como elaborar uma pesquisa de mercado. SEBRAE Minas.

Kim, T., & Lee, H. Y. (2011). Validade externa de métodos de segmentação de mercado: um estudo com compradores de marcas de cosméticos de prestígio. Revista Europeia de Marketing.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing: a bíblia do marketing. (12a ed.). Pearson Prentice Hall.

Knechtel, M.R. (2018). Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico prática dialogada. Curitiba: Intersaberes.

Kotler, P., Burton, S., Deans, K., Brown, L., & Armstrong, G. (2015). Marketing. Pearson Higher Education AU.

Kotler, P. (1998). Administração de marketing: Análise. Planejamento, Implementação e controle. (5a ed.). Atlas.

Longo, W. (2015). Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram. HSM do Brasil.

Machado, E. P., Gomes, L. F. A. M., & Chauvel, M. A. (2022). Avaliação de estratégias em marketing de serviços: um enfoque multicritério. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 4, 61-85.

Nascimento, A. R. D., Silva, B. F. D., & Santos, G. G. D. (2009). E-commerce: O melhor caminho no mercado atual, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Adminsitração)–Centro Universitário Eurípedes de Marília, SP, Brasil.

Phelps, J., Nowak, G., & Ferrell, E. (2000). Preocupações com a privacidade e disposição do consumidor em fornecer informações pessoais. Jornal de políticas públicas e marketing, New York: Direct Marketing Association.

Radulescu, V. (2012). Healthcare Marketing Contribution to the Sustainable Development of Society. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences.

Rutter, M., & de Abreu, S. A. (1994). Pesquisa de mercado. Ática.

Samara, Beatriz S; Morsh, Marco A. (2005) Comportamento do consumidor: conceitos e casos. Pearson Prentice Hall.

Simpson, P. M. (2001). Segmentação de mercado e mercados-alvo. Marketing as melhores práticas. Bookman.

Stanton, W. J. (1980). Fundamento de Marketing. Pioneira.

Von der Osten, F. L., Dias, H. B. A., da Luz, V. V., Finoti, L. L., & Schiessl, D. (2021) Como a aprendizagem afeta a segmentação de mercado em pequenas e médias empresas. Tópicos em Administração Volume 37, 40.

Webstory Raccoon (2020). Estratégia de segmentação: a grande aliada das vendas! [Webstory]. Recuperado de https://raccoon.ag/webstory/estrategia-de-segmentacao-a-grande-aliada-das-vendas/

Downloads

Publicado

11/12/2022

Como Citar

França, J. L. ., Silva, M. M. da ., Santos, O. A. dos ., & Costa, D. H. (2022). A utilização da segmentação de mercado para melhor posicionamento de uma empresa. E-Acadêmica, 3(3), e6133355. https://doi.org/10.52076/eacad-v3i3.355

Edição

Seção

Ciências Humanas, Sociais e Educacionais