Análise da produção e comercialização de óleo vegetal no Brasil: o estudo de caso da empresa Cargill
DOI:
https://doi.org/10.52076/eacad-v2i2.29Palavras-chave:
Óleos vegetais; Meio ambiente; Economia.Resumo
Desde a década de 70, a produção de óleos vegetais vem tomando proporções consideráveis. O óleo de cozinha em substituição aos tradicionais métodos de fritura e culinária em geral, tem se destacado considerando várias oleaginosas como: soja, milho, canola, algodão, amêndoa e etc. De acordo com o Food and Drug Administration - FDA e a Associação Americana de Doenças do Coração - AHA, o consumo de óleos vegetais é benéfico para todos e isso inclui o consumo de óleo em si. Presente em quase todos os lares brasileiros, os óleos vegetais têm trazido inovações consideráveis desde a sua pressurização até as inovações de logística e transporte. Percorrendo o caminho da empresa Cargill, encontra-se o seu carro chefe: o óleo da linha Liza. Desta feita, observou-se os aspectos específicos envolvidos no market-share e nas inovações de processo do mesmo. O objetivo do presente trabalho é apresentar o desenvolvimento do modelo de negócio da empresa Cargill como casamento exitoso entre mercado e meio ambiente.
Referências
Branski, R. M et al. (2006) Metodologia de estudo de caso aplicada à logistica.
Cargill (2021 Óleos de Cozinha. https://www.cargill.com.br/pt_BR/%C3%B3leos-de-cozinha
Cargill (2021.) Nossa História. https://www.cargill.com.br/pt_BR/nossa-hist%C3%B3ria
Cargill (2021) Inicio. https://www.cargill.com.br/pt_BR/in%C3%ADcio
Cargill (2021)Relatórios Anteriores. https://www.cargill.com.br/pt_BR/relat%C3%B3rios-anteriores
(Cenarioagro,(202http://www.cenarioagro.com.br/logistica-reversa-do-oleo-decozinhaProteger o planeta https://www.cargill.com.br/pt_BR/prote%C3% A7%C3%A3o-do-planeta Elsevier, ISBN 978-85-352-6368-8 1. Organização industrial (Teoria econômica). 2. Política industrial - Brasil
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). (2006)
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Brasil (2008)
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Brasil (2009)
Hasenclever, L. & D. Kupfer (2013) Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil / organizadores, (2.ed.) Rio de Janeiro:
Lakatos, E. M; & Marconi, M. A. (2003) Fundamentos de metodologia científica. (5°.ed.). Atlas 312p. ISBN 85-224- 3397-6
Liza.com.br
Murphy, A. (2020). As 25 maiores empresas privadas dos Estados Unidos em 2020 Forbes.
Sibalde, S. (2021) Logística reversa do óleo de cozinha.
Oliveira, R. & Ruiz (2014) Cadeia produtiva de óleo de cozinha usado: caracterização dos principais atores do arranjo produtivo existente na Região Metropolitana de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Severino Morib Barbosa Camelo; Isabel Lausanne Fontgalland
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.